Computação Ubíqua:  8 tópicos para você entender o que é

 

computação-ubiqua

 

1. Conhecida como Computação Pervasiva ou Ubicomp, a Computação Ubíqua é quando as pessoas interagem com a tecnologia sem se dar conta.

2. Os celulares smartphones são grandes exemplos de Computação Ubíqua. Hoje em dia se tornou tão comum usar seu celular para quase tudo que é praticamente imperceptível a forma como esses aparelhos impactam o nosso dia-a-dia.

3. O nome Ubíqua é oriundo do inglês Ubiquitous, é um termo que vem do Latim ubiquu, que significa estar em todos os locais.

4. Provavelmente, em alguns anos, a Computação Ubíqua irá aprimorar e fazer parte do dia-a-dia em quase tudo, coisas como mesa, cadeira, panelas e até mesmo guarda roupas vão fazer parte desse tipo de tecnologia.

5. Esse conceito foi idealizado na da década de 1990, pelo cientista norte americano Mark Weise que publicou o artigo The Computer for the 21st Century (O Computador do Século 21) quando liderava o laboratório de pesquisa da Xerox Palo Alto Research Center (Xerox PARC).

6. Mark teve suas ideias influenciadas pelo livro “The Tacit Dimension” de Michael Polanyi e Amartya Sem, que discute o papel do conhecimento tácito como parte crucial do conhecimento científico.

7. A tendência de conectar cada vez mais dispositivos e objetos comuns com a internet torna o universo da Computação Ubíqua mais presente na nossa realidade, toda essa troca de informações acaba por incorporar os nossos hábitos e tem a capacidade de facilitar a nossa rotina diária.

8. Um das maiores preocupações que decore dessa tendência, é o nível de dependência que esta gera em usuários e consumidores.

 

No sábado, 07/02, a professora Simone Vianna da Faculdade Eniac comandou uma palestra sobre o tema, confira a matéria completa aqui.

Por: Eniac

Publicado em: 18 de fevereiro de 2015

Categorias: Faculdade
Tags: , , .