QUAL CURSO FAZER? 7 DICAS PARA AJUDAR VOCÊ A ESCOLHER A FACULDADE CERTA.

Se você é uma daquelas pessoas que já está estudando para o vestibular, mas ainda não sabe qual curso escolher, fique calmo! Separamos um guia com 7 dicas que vão te ajudar a escolher curso na faculdade. Apesar de toda essa indecisão, podemos dizer que isso é mais natural do que imagina.

Sim, isso é verdade! Nós estudantes passamos por dificuldades para escolher uma profissão e algumas pessoas estão utilizando a internet para divulgar alguns vídeos e artigos, compartilhando do mesmo problema e coletando informações sobre carreira profissional.

A Indecisão, a falta de orientação ou de conhecimento e até mesmo influência dos pais são os principais causadores desse sintoma. E foi pensando nisso fizemos esse artigo para ajudar! Confira agora nossas dicas de como escolher a faculdade certa!

 

1 . Identificando áreas do seu interesse.

Escolher uma carreira pode parecer assustador, ainda mais quando se apresenta um monte de opções. Embora a ideia de um “emprego para a vida” estar rapidamente se tornando uma coisa do passado, a área de atuação que você escolher é importante porque vai determinar onde você vai passar uma boa parte da sua vida profissional e também irá definir quantas oportunidades você terá para escolher com o seu conjunto de habilidades básicas. Então, escolha sabiamente e selecione uma área que abrange o maior número de seus talentos possível, para permitir que você tenha uma maior liberdade e campo para se deslocar, fazendo trabalhos diferentes com suas competências, juntamente com uma boa dose de confiança no seu valor e em suas habilidades

Ficou confuso? Esta se perguntando como fazer isso? É simples! Você vai precisar de um caderno ou algum programa online para ir anotando. Vamos lá!

  1. Comece excluindo os cursos que você não faria de jeito nenhum.
  2. Depois, identifique cursos ou áreas de atuação, como Medicina, Arquitetura e Engenharia,  que de alguma maneira te trazem certo  curiosidades ou interesse.
  3. Agora, dê uma pesquisada na internet e busque  carreiras e profissões que mais combinam com você (Dica! Escreva “profissões” no Google e clique em imagens).
  4. Com uma lista de profissões pronta,é hora de fuçar na internet e reunir o máximo de informações sobre elas, veja palestras e vídeos no Youtube,  busque a área no TED e até na Wikipedia. O intuito dessa parte não é definir uma profissão e sim as áreas de interesse nas quais você gostaria de trabalhar a longo prazo.
  5. Liste suas principais atividades, gostos e personalidades.
  6. Por fim, pegue sua primeira lista de cursos de interesse e relacione quais delas têm mais afinidade com as carreiras que você tem interesse e com seus gostos e potenciais.

Obs. É importante levar em consideração as vantagens e desvantagens dessa profissão escolhida. Se está se sentindo confuso, não se desespere ainda tem mais 6 dicas para te ajudar.

 

2 . Realize Testes Vocacionais.

Uma alternativa interessante que pode auxiliar nesse processo de definição de carreira são os Testes vocacionais. Eles são muito utilizados por pessoas assim como você que estão inseguras ou indecisas sobre qual profissão seguir.

Estes tipos de testes trazem excelentes resultados que auxiliam o estudante a saber qual curso possui maior relação com a sua personalidade e suas aptidões. Faça quantos testes forem necessários e responda as perguntas com extrema sinceridade

O que é um teste vocacional ?

Teste vocacional é um tipo de avaliação de personalidade que tem como objetivo identificar determinadas personalidades de uma pessoa. As características a serem percebidas estão vinculadas ao perfil profissional que uma determinada pessoa apresenta e em qual perfil profissional e carreira ela tenderá a se identificar.

Como funciona um teste vocacional ?

Existem duas maneiras de realizar esse tipo  de teste, são eles o presencial e o online. O teste presencial, a princípio, é uma conversa geralmente com psicólogos ou com orientadores, entrevistas dinâmicas e outras atividades. A partir dessa primeira interação já é possível identificar os interesses e a personalidade do orientando.

Já nos testes online são distribuídas inúmeras perguntas as quais você precisa responder com muita sinceridade. As perguntas são simples e objetivas, assim, automaticamente, o sistema irá começar a mapear sua personalidade e fazer a junção suas possíveis áreas profissionais. Em reportagem publicada no G1 especialista foram unânimes em recomendar que todos os estudantes fizessem  teste de orientação profissional antes de escolher qual carreira seguir.

 

3 . Converse com profissionais da sua área de interesse.

A partir da listinha que já montamos juntos. Vá atrás e converse com profissionais ou até mesmo pessoas que já trabalharam nas áreas que te despertam interesse. Eles certamente irão te informar com clareza o que esperar ao ingressar em um determinado curso na faculdade. Esse tipo de conversa costuma ser muito importante e esclarecedora, para saber se a rotina de trabalho é a que você deseja para a sua vida.

Segundo Caique Oliveira, aluno do Centro Educacional ENIAC, antes de escolher o curso, passou por uma longa conversa sobre o futuro e opções de carreira com um professor e publicitário que ele conhecia. Essa conversa ajudou muito e esse professor acabou até virando orientador na hora de optar por Publicidade Propaganda.

Nessa conversa, é importante usar algumas perguntas-chave que serão determinantes para sua escolha. Vou compartilhar algumas com vocês:

  • Quais atividades são desempenhadas nessa profissão?
  • O que você mais odeia nessa profissão?
  • Quais os departamentos e/ou cargos poderei atuar dentro de empresas?
  • Qual a faixa salarial que os profissionais dessa área costumam ganhar em cada fase da carreira?
  • Qual a carga horária trabalhada semanalmente normalmente?
  • Emenda feriados? (Ééé melhor deixar essa de lado e vamos voltar ao nosso artigo).

 

Este Guia prático irá te ajudar a definir seus interesses profissionais. Acompanhe!

 

  • Monte uma tabela e detalhe as áreas de interesse (Humanas, Exatas, Tecnologia, etc.)
  • Defina quais cursos você faria nessas áreas.
  • Veja se já conhece sobre a profissão. (Se não procure o máximo de informações possíveis)
  • Veja se conhece alguém que atua nessa área pretendida. (Se sim entreviste-o, se não peça para passar um dia com algum profissional)
  • Monte um roteiro para entrevista. (Você deve fazer perguntas objetivas, aquelas que realmente irão ser determinantes para você seguir ou não nessa profissão).
  • Veja as vantagens e desvantagens sobre essa profissão.
  • Veja quais são as áreas de atuação e os cargos que podem ser desempenhados.
  • Responda para si mesmo. Quais são meus limites ? Eu sou capaz de trabalhar nessa área ?

 

Se existir mais de uma profissão de interesse, realize esse procedimento com todas e ao final da pesquisa veja aquela que realmente atendeu todas as suas expectativas. Seja Feliz!

 

4 . Teste sua afinidade com as profissões que te despertaram interesse.

Procure passar algum tempo com os profissionais dessas áreas, assim poderá entender como é o seu cotidiano, quais as atividades que irá desenvolver após a conclusão do curso e quais são os pontos fortes e fracos dessa profissão. Ah! E aproveite para saber se a mesma lhe trará uma boa remuneração, já que é um dilema vivido por milhares de jovens.

Neste gráfico elaborado pelo Banco Finantia, estão representadas as áreas de atuação mais procuradas e bem pagas do Brasil.

É muito importante levar em consideração seus planos futuros e tirar uma análise sobre como deve estar o mercado daqui alguns anos, perceba quais são as tendências futuras. As áreas relacionadas a tecnologia estão sempre em crescimento e tendem a  dominar cada vez mais o mundo das profissões. Caso não goste desse ramo, veja como as empresas da sua futura área de atuação estão se comportando diante desse cenário. A famosa “Crise”.

Essa tão falada crise mexeu tanto com a economia do país que uma saída que está sendo muito utilizada por nós brasileiros é o empreendedorismo, abrindo seu próprio negócio e lidando com as constantes mudanças do mercado. Há pessoas com um forte espírito empreendedor que o exercem em diferentes lugares e situações: em casa, quando decidem fazer uma reforma que otimize o espaço; na empresa em que trabalham, quando um projeto precisa ser levado adiante; na vida, quando chega o momento de mudar; e nos negócios, quando decidem abrir uma empresa, a situação mais conhecida de todos

Um estudo um global realizado pela Sage Financial Times, aponta o Brasil na liderança no ranking de empreendedorismo mundial. Há pessoas que aplicam todo esse potencial em um novo negócio do tamanho que seja, contribuem gerando empregos para sua comunidade, gerando renda para a economia local, e solucionam uma demanda por meio da inovação.

Há ainda pessoas que fazem desse negócio algo muito maior. São empreendedores de alto impacto, que transformam sonhos grandes em iniciativas de alto impacto, revolucionam seus mercados, crescem e fazem crescer, sem pegar atalhos e servindo de exemplo para gerações futuras.

Mas qual perfil de um empreendedor ?

Embora cada empreendedor seja uma pessoa diferente, há algumas características que todos precisam ter:

  • Otimismo: sempre ver e esperar o melhor. Sempre acreditar que vai dar certo.
  • Autoconfiança: o empreendedor precisa acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões.
  • Coragem para aceitar riscos: um empreendedor precisa lidar bem com riscos.
  • Desejo de protagonismo: desejo de ser reconhecido, tomar as rédeas da sua vida e ser pleno.
  • Resiliência e perseverança: não desistem facilmente. Superam desafios e vão até o fim

O que achou? Empreender não é tão simples assim, não existe um curso na faculdade nem um MBA que te dará todo conhecimento, porém o importante é sempre acreditar em você mesmo e nunca desistir. Afinal…

“SE TIVER QUE FALHAR, FALHE RÁPIDO E TOQUE O BARCO. SE VOCÊ NÃO COMETER ERROS, É PORQUE ESTÁ INDO DEVAGAR DEMAIS.”

 

5 . Análise a grade curricular dos cursos

Você sabe o que é uma grade curricular ?

A grade é o currículo do curso são as matérias, disciplinas e módulos que você irá cursar durante os semestres ou anos na faculdade até a conclusão do curso. De forma geral, as grades são formadas por disciplinas obrigatórias e optativas, isto é, disciplinas que você pode escolher fazer ou não em um determinado momento, porém, mesmo assim, todas fazem parte da sua grade. É muito importante identificar as disciplinas que irá estudar e ver se aquilo é o que você quer fazer mesmo. Para isso busque por informações instituições de ensino superior.

Obs. As grades costumam  mudar de instituição para outra então recomendamos que comece conhecendo primeiro a instituição que pretende estudar.

Além de analisar as disciplinas, você precisa também analisar as metodologias que são aplicadas nessas matérias. Hoje, cada vez mais instituições estão aderindo a projetos interdisciplinares. Nesses projetos, você trabalha para solucionar problema e usa o conteúdos aprendidos em outras disciplinas para aprender na prática, parecido com o que acontece no mercado de trabalho. Um exemplo disso é o ENIAC que já trabalha há mais de 10 anos com a metodologias de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares, o objetivo é garantir uma formação mais alinhada com a prática profissional.

Analisar o currículo é fundamental pois representa o que você vai fazer e aprender enquanto estiver na faculdade, ao analisá-lo você está dando uma olhada no futuro que te espera quando iniciar os estudos. Caso tenha desenvolvido projetos ou atividades que possa colocar no seu currículo é interessante, pois será um portfólio de práticas, isso vai fazer toda a diferença na hora de você ser contratado.

 

6 . Não se deixe influenciar, seu futuro só depende de você!

As melhores intenções não levam às melhores escolhas. Por mais que seus país e amigos tentem te ajudar, a ultima palavra tem que ser sua. Não vale a pena ser influenciado ou viver o sonho de outra pessoa e não ser feliz com que esta cursando. Isso é muito comum entre os jovens que acabam trancando seu curso por estarem insatisfeitos, pelo simples fato de terem sido influenciado por terceiros. Então lembre-se a carreira é sua ! A escolha é sua ! E o sonho é seu!

O site Harvard Business Review Brasil trouxe uma pesquisa feita recentemente que apontou 73% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos, essa  insatisfação tem a ver com idade, área que a pessoa atua e principalmente com a formação profissional . Sua vida é muito curta e muito valiosa para ser desperdiçada no trabalho. Se você não se mexer agora, pode acabar como o sapo que é colocado em uma panela de água fresca sobre o fogão ligado. Com a temperatura aumentando gradualmente, o sapo se sente agitado e desconfortável, mas não a ponto de pular para fora da panela. Sem perceber que esta pode ser a sua única chance, ele gradualmente se torna inconsciente

 

7 .  Vestibular não é um bicho papão

Nas vésperas do vestibular costumamos ficar com medo, tenso e ansiosos, isso é normal! Afinal estaremos diante da prova que pode mudar nossas vidas. Mas é preciso enfrentar! Estude e acredite em você mesmo! Se alimente bem e descanse , nada é impossível que não possa ser superado! Para te ajudar sugerimos aqui um artigo sobre anti-estresse do nosso parceiro mundo vestibular. Que nos ajuda dando dicas de como se comportar, mantendo a calma nas vésperas e no dia do vestibular.  

E se mesmo assim ainda continuar com dúvidas podemos te puxar para um “bate papo” no chat comercial em nosso site. Será um prazer atendê-lo! Não pense que a escolha do curso ensino superior será uma decisão definitiva. Se você ingressar em uma área e sentir que ela não combina com você, repense sua decisão. Muitas instituições oferecem formas de transferência de um curso para o outro ou de universidades com matérias equivalentes. Então não se desespere! Se você acha que fez a escolha errada, lembre-se que nunca é tarde para buscar o que realmente gosta. Esperamos que tenha gostado das nossas 7 dicas que vão te ajudar a escolher curso na faculdade. Não deixe de dar uma olhada em nossos outros artigos.

Se gostou compartilhe e ajude-nos a transmitir conhecimento! Se ainda restou dúvidas converse diretamente com nossos coordenadores. Estamos esperando por vocês, venha para ENIAC!.

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 1 de agosto de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Faculdade
Tags: , , , , , , .