Em parceria com o Semesp, o Centro Universitário ENIAC envia seu reitor, o Professor Ruy Guérios, para participar da 10ª edição da Missão Técnica Educacional.

A Austrália, um país que se destaca pela alta qualidade de ensino e por ter um dos programas de financiamento estudantil mais eficazes do mundo é sede da 10ª edição da Missão Técnica Educacional, expedição em que serão visitadas sete instituições, a maioria delas de Ensino Superior, que apresentam por viés, o emprego da Tecnologia Digital (TD) e Inovação em seus programas visando entregar um aluno pronto para o mercado de trabalho.

A primeira Instituição de Ensino a ser visitada pela missão é a Macquire University, que possui um forte histórico de inovação. Seus pesquisadores se dedicam a encontrar soluções reais e práticas para alguns dos problemas mais prementes do mundo.

A Macquire se destaca ainda como a única universidade australiana envolvida em vários projetos de pesquisa internacionais inovadores com universidades e organizações líderes e, por sediar o Instituto Australiano de Inovação em Saúde, que é um dos principais institutos de pesquisa que investiga muitos aspectos dos cuidados de saúde.

Equipados com laboratórios de última geração, como o Midialab e o Centro de Testes Biomecânicos, atuam em projetos trazidos pela comunidade para solucionar problemas cotidianos contando com forte integração com empresas locais para alcançar sucesso.

Tudo isso permeado por alta tecnologia, que inclui nosso conhecido Ensino Híbrido, que possui uma plataforma interna, a D-Learning e até um simulador de aeronave, que foi testado pelo nosso reitor, que pilotou também uma nave espacial, no laboratório de realidade virtual, coisa de outro mundo!!!

Outra visita realizada neste primeiro dia da missão foi a NSW Trade & Investment, agência que trabalha para promover o crescimento da economia australiana e criar empregos.  Peter Mackey apresentou o funcionamento do apoio aos estudantes estrangeiros na NSW e o VET (Vocational, Education and Training) consiste em um sistema de certificações de qualificações profissionais baseadas em competências e habilidades profissionais que os alunos, a partir do décimo ano de educação básica podem fazer ou mesmo qualquer pessoa que precisa se requalificar de qualquer  idade, idealizado pelo governo em conjunto com as empresas e é aceito pelo mercado de trabalho em um modelo muito semelhante ao Sistema de Aprendizagem Dual Alemão.
A NSW é reconhecida também por apoiar negócios, atrair investimentos internacionais e aumentar a competitividade global.

Muitas novidades ainda por conhecer! Vamos aguardar a próxima etapa dessa missão tão inspiradora!

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 19 de Abril de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Faculdade, Inovação
Tags: , .