Você já deve ter ouvido que a universidade pública é sempre melhor que a faculdade particular. Porém, esta não é uma afirmação verdadeira, pois as instituições de ensino privadas formam excelentes profissionais.

Em alguns aspectos, elas ainda oferecem algumas vantagens em relação às públicas. Veja quais são elas!

Por que estudar em uma faculdade particular?

1. Calendário organizado

Nas universidades públicas, as greves prejudicam o andamento dos cursos e fazem os estudantes reporem aulas nas férias. Esse é um problema que você jamais enfrentará em uma faculdade particular.

Além de as grades curriculares serem mais organizadas, o calendário acadêmico é sempre cumprido. Sendo assim, se você for aprovado em todas as matérias, não há riscos de atrasar a sua formação

2. Melhor infraestrutura

Uma das maiores vantagens das faculdades particulares é a melhor estrutura física quando comparadas às públicas. Com o valor das mensalidades, elas conseguem investir em salas de aula confortáveis, boas bibliotecas, laboratórios etc.

Isso é ainda mais importantes nos cursos na área da saúde e tecnologia: contar com equipamentos novos faz toda a diferença. Cadeiras e mesas ergonômicas, projetores e espaços para estudo também costumam fazer parte das prioridades.

3. Professores capacitados

Um dos mitos do ensino superior é que os melhores professores estão apenas nas universidades públicas. Isso porque muitos deles também trabalham em faculdades particulares. Portanto, medir a qualidade de ensino com base neste fator é um grande erro.

Saiba que não basta ter uma ótima formação acadêmica. Os docentes que desejam manter suas posições em uma instituição privada precisam se dedicar ou serão substituídos. Já nas faculdades públicas, por serem concursados, eles não dependem de uma boa avaliação para manter os empregos.

Faculdade particular - professor

4. Estudar e trabalhar

A maior parte dos estudantes brasileiros não pode se dedicar exclusivamente à graduação. 

Como as universidades públicas têm horários de aulas espalhados durante o dia e maior carga horária, elas acabam complicando a vida de quem precisa conciliar o trabalho e os estudos.

Já na faculdade particular, os cursos são oferecidos em um único período. Assim, os estudantes escolhem o horário mais adequado à rotina e não precisam deixar o emprego para estudar.

O que levar em conta ao escolher a faculdade?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre as notas obtidas pelas faculdades e o corpo docente. 

Além conferir as informações nos sites das instituições, vá até a o campus de cada uma para conhecer de perto a infraestrutura. A visita também ajuda você a avaliar a logística para chegar até o local.

Para saber mais sobre a qualidade das aulas, nada melhor do que conversar com quem já está fazendo o curso. Leve a opinião dos alunos em consideração na hora de escolher onde estudar.

Mesmo se você achar que não consegue bancar as mensalidades, não se preocupe. Veja se a faculdade particular pela qual você se interessou participa de programas como o ProUni e o FIES. Algumas ainda oferecem outros meios de ajudar você a continuar os estudos.

Precisa de um apoio? Conheça agora todos os tipos de bolsas de estudo ofertadas pelo Eniac!