Já parou para pensar no que faz com que um pedido em uma loja virtual chegue até você? Ou como as lojas e franquias conseguem ter os produtos certos, disponíveis no momento ideal? A verdade é que tudo isso tem a ver com a Logística e, é claro, com os profissionais envolvidos nessa tarefa. Se tiver interesse na área, a faculdade de Logística é perfeita!

Essa formação precisa ser escolhida com cuidado, então, nada melhor que conhecer como ela deve ser. Assim, você terá toda a segurança para se matricular na instituição ideal e que vai garantir o preparo adequado.

Na sequência, saiba o que se estuda na faculdade de Logística e descubra como é esse curso!

Como é a graduação em Logística?

O curso superior em Logística forma profissionais preparados para atender às necessidades de indústrias, atacadistas e varejistas — inclusive, virtuais. Também é possível atuar em vários setores, como alimentício, siderúrgico, de bens de consumo, de medicamentos e assim por diante.

O tempo de duração desse curso é de 2 anos, ótima oportunidade para dinamizar a sua capacitação. Em pouco tempo, você tem o diploma em mãos e já consegue abraçar as primeiras oportunidades.

5 matérias importantes da faculdade de Logística

Durante o curso, você terá uma visão completa sobre a atuação logística. Cada matéria explica as etapas essenciais, do planejamento à execução, para que seja um profissional completo.

Ao escolher uma boa faculdade, a grade vai incluir tudo o que precisa para o cotidiano. Mas sabia que algumas matérias tem ainda mais relevância? Afinal, são elas que servem de “base” para muitos outros conhecimentos e que geram os maiores impactos.

Veja quais são:

1. Logística de Distribuição

Logo de cara, você vai precisar estudar sobre a Logística de Distribuição. Essa é uma disciplina que aborda os conceitos mais importantes, como o planejamento eficiente e o atendimento às necessidades estratégicas do negócio.

Também envolve as etapas operacionais, como o processamento e a expedição de pedidos, o uso das informações e a adoção das ferramentas necessárias. Com esse estudo, você ainda conhece mais sobre os sistemas logísticos disponíveis, como essa parte se relaciona com outros setores. Assim, é possível colocar as atividades em prática com eficiência.

2. Logística Internacional

Muitas empresas optam pela exportação e/ou pela importação. Afinal, o comércio internacional traz novas possibilidades e abre portas para os negócios que desejam crescer e se consolidar.

Como estamos em um mundo cada vez mais conectado, é possível que sua futura atuação inclua alguma atividade do tipo. A disciplina se torna muito relevante por causa disso e traz os principais aspectos sobre o envio e o recebimento de itens internacionais.

Você vai conhecer como deve ser a infraestrutura para fazer e aceitar pedidos, além dos métodos de transporte internacional. Ainda ficará sabendo sobre contratos, obrigações legais, documentos e pagamento — tudo para que o processo aconteça sem problemas.

3. Logística de Transporte

Nessa disciplina, você vai aprender sobre os modais (ou meios) de transporte e quando cada um é mais indicado. Também entenderá como acompanhar as entregas, como evitar atrasos e como melhorar o desempenho.

Além de tudo, saberá como avaliar os custos, como realizar o preparo, a carga e a descarga e como integrar essa etapa a todo sistema logístico.

Faculdade de Logística - transportes

4. Cadeia de Suprimentos

O conceito de Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos é um dos mais importantes da área. E nessa matéria, você vai aprender tudo o que envolve cada elo para criar um sistema completo.

Desde a preparação do espaço e da armazenagem até a entrega e o acompanhamento, tudo é importante. Como profissional do setor, saberá como criar um projeto de distribuição e abastecimento, além de como otimizar cada um desses pontos.

Nessa área, é muito comum utilizar sistemas e recursos de processamento logístico. Então, a disciplina também envolve uma apresentação sobre as ferramentas, como escolher e como usar cada uma.

5. Planejamento e Análise de Estoques

O estoque é uma parte crítica: ele garante a disponibilidade para as entregas, mas não pode ser grande demais. Afinal, estamos falando de dinheiro parado na empresa e do risco de desperdícios.

Nessa disciplina, você saberá como planejar a criação de estoque e como escolher o método adequado de entrada e de saída. Também compreenderá o controle de movimentações, os layouts de armazenamento e a estrutura necessária, com o objetivo de otimizar a estocagem.

Não menos importante, há conhecimentos sobre o reabastecimento e quanto aos custos envolvidos em todo o processo.

A faculdade de Logística oferece conhecimentos completos sobre esse assunto e permite que você atue em diversos setores. Desse modo, é possível dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso.

E já que estamos falando em mandar bem, baixe o nosso material gratuito e aprenda como ser o melhor profissional do mercado.

https://campanhas.eniac.com.br/passo-a-passo-como-ser-o-melhor-profissional-do-mercado