Chegou a hora de escolher uma faculdade e seguir a profissão que sempre desejou? Então, é fundamental conhecer melhor quais são as suas possibilidades. Ao optar pela faculdade de Direito, você estará diante de um dos cursos mais tradicionais e necessários para a sociedade atual.

Mas quem acha que a graduação de agora é como antigamente está muito enganado. As leis mudam a todo instante, assim como a atuação dos advogados. Então, é preciso conhecer essa alternativa.

Na sequência, confira 4 fatos que você deve saber sobre a faculdade de Direito e tome a melhor decisão!

1. O perfil do estudante de Direito

Para concluir esse curso e ter uma carreira brilhante, encaixar-se no contorno adequado é fundamental. Não é preciso ter experiência prévia, mas é necessário apresentar algumas características.

Em primeiro lugar, saiba que o formado na faculdade de Direito é responsável por interpretar as leis e usá-las de acordo com cada situação. O perfil também inclui manter o interesse do cliente sempre em primeiro lugar, com clareza e ética.

Quem estuda e se forma deve ter uma personalidade curiosa, apaixonada pela profissão e interessada em aprender. Desse modo, torna-se capaz até de defender a sociedade de maneira completa.

2. As habilidades necessárias para ter sucesso

Uma das características mais importantes para um profissional do ramo é a boa comunicação. É preciso ser persuasivo, conciliador e ter uma boa argumentação. Tudo depende do seu poder de convencimento.

Também convém ter uma abordagem analítica e criteriosa. Ao saber analisar cada situação, é possível encontrar o caminho legal adequado para chegar a bons resultados.

Como se trata de uma profissão baseada em relacionamentos, é importante manter bons contatos, saber firmar parcerias e se conectar com profissionais do ramo. Acima de tudo, deve haver o desejo de permanecer sempre atualizado.

faculdade-de-direito

3. O que o aluno vai estudar

Ao longo dos 10 semestres do curso, o graduando estuda as diversas abordagens da prática legal. Entre as matérias, estão:

  •     Direito Civil;
  •     Direito Penal;
  •     Direito Administrativo;
  •     Direito Econômico e Empresarial;
  •     Direito Tributário;
  •     Direito Trabalhista e assim por diante.

No entanto, uma boa instituição vai além. Outras disciplinas incluem Comunicação e Expressão, Redação e Linguagem Jurídica e Teoria Geral do Processo. Tudo isso ajuda o aluno a ter os conhecimentos necessários para colocar a teoria em prática.

Em uma instituição diferenciada, como o Eniac, ainda é possível ter noções de ética, marketing, técnicas forenses, mediação e arbitragem e empreendedorismo. Além de tudo, há como explorar os novos recursos, como aplicativos e sistemas usados na realidade 4.0.

4. As principais áreas de atuação

Uma das maiores vantagens de optar por essa graduação é a grande variedade de caminhos após a formação. Com o diploma em mãos, você tem a chance de escolher entre diversas profissões.

É possível atuar na advocacia, nos variados estilos e temas. Também há como seguir carreira jurídica ou, então, trabalhar no setor público ou particular de forma diferenciada.

Ainda é viável se tornar um consultor jurídico para assuntos especiais, ser um assessor de temas específicos ou até seguir carreira acadêmica. Não faltam escolhas para você explorar o seu potencial!

A faculdade de Direito traz muito mais que o estudo de leis, já que envolve comunicação e até tecnologia. Com a escolha adequada do curso, tem a chance de atuar em vários segmentos e, enfim, conquistar o sucesso profissional!

Se quiser receber informações ainda melhores, entre nesta página aqui e fique por dentro do curso de Direito no Eniac.