Decidiu cursar a faculdade de Arquitetura? Então, você tem que saber que essa alternativa tem muito mais a oferecer que parece. Como arquiteto, seu estilo de vida será diferente, já que estará envolvido nos sonhos e nas expectativas das pessoas.

Para ter sucesso, é importante escolher uma boa instituição. No entanto, você também tem que estar preparado. Então, nada melhor que saber a verdade sobre essa graduação, certo?

Para ajudá-lo, trouxemos 7 segredos sobre a faculdade de Arquitetura. Vai perder? Confira!

1. A faculdade inclui algumas matérias surpreendentes

É comum associar o curso às artes plásticas e visuais, ao urbanismo e até à legislação. Mas sabia que há algumas disciplinas especiais?

Nessa faculdade, você ainda vai se deparar com cálculos, como em Matemática Aplicada e Fenômenos Estruturais. Então, esteja preparado para encarar essas matérias e ter todos os conhecimentos necessários.

faculdade de arquitetura

2. O desenho técnico não deve se limitar aos computadores

Por falar em matérias, o Desenho Técnico Arquitetônico é essencial para criar vistas de prédios e projetos. Com a tecnologia, é fácil criar simulações completas e até elaborar ambientes finalizados.

Mas também é muito importante não abandonar o lápis e o papel. Desenhar à mão vai ajudar no desenvolvimento de perspectiva e percepção espacial — e a sua graduação agradecerá!

3. As áreas de atuação vão além dos projetos de interiores

Não se engane: quem cursa a faculdade de Arquitetura não é responsável apenas pelos projetos residenciais e de interiores. Cuidar desses espaços é somente uma entre as várias possibilidades.

[ENIAC]_CTA_2_-_Guia_definitivo-_As_5_melhores_engenharias

Dá para atuar em imóveis corporativos, cuidar da iluminação, criar propostas inovadoras e até impactar o urbanismo. Não faltam opções de carreira no mercado de trabalho!

4. Os projetos aparecem em vários tipos

Durante o curso de graduação, você vai precisar colocar a mão na massa muitas vezes. Além dos conhecimentos teóricos, vai ter que desenvolver projetos para aplicar tudo o que aprender.

As plantas digitais são algumas opções, porque também há projetos complexos e até maquetes. Acredite se quiser: até bisturis serão necessários para criar suas peças físicas.

faculdade de arquitetura

5. O conhecimento técnico não é suficiente

É claro que fazer a matrícula em uma boa instituição é importante. Mas não conte apenas com isso. O arquiteto é, acima de tudo, um artista. Você tem que aplicar sua criatividade e é algo que exige as referências históricas e artísticas certas. Afinal, só dá para usar um estilo construtivo se conhecê-lo bem.

Vai precisar estudar arte, explorar as mudanças da sociedade e buscar soluções de uma forma criativa para se destacar.

6. A renovação as referências artísticas é essencial

Para desempenhar as funções da melhor maneira, a faculdade de Arquitetura exige bastante atualização. E isso não tem a ver apenas com novos materiais e técnicas e, sim, com a arte.

É preciso ler, visitar exposições e até viajar para abrir novos horizontes artísticos na sua vida. Lembra-se de que a profissão é um estilo de vida? Pois é exatamente o que significa!

7. O desenvolvimento de múltiplas habilidades faz parte da carreira

A princípio, não é novidade que um arquiteto tenha que ser multifuncional 1 afinal, isso é parte do perfil dos jovens profissionais. O que você talvez não saiba é o conjunto de habilidades para desenvolver.

Será preciso ter conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de projetos, além de entendimento para tocar as obras do jeito certo. A boa comunicação, a capacidade de vender seus serviços e a adequação a condições limitadas (como o orçamento) são pontos para considerar.

A faculdade de Arquitetura guarda esses e outros segredos. Ao conhecê-los, você estará pronto para fazer a sua matrícula e encarar os semestres repletos de arte, beleza e conceitos técnicos!

Para escolher a melhor instituição, descubra o curso de Arquitetura e Urbanismo da Eniac e dê um passo rumo à sua carreira!