Um bom resultado na prova exige muito foco, disciplina e dedicação. Embora estes fatores sejam grandes responsáveis pelo sucesso dos estudantes, vale lembrar que ninguém é de ferro. Por isso, mais do que estudar para o Enem, você não pode deixar de cuidar do corpo e da mente se quiser se sair bem no exame.

Neste texto, você vai ver: 

  • quais são os maiores problemas enfrentados pelos estudantes;
  • que fazer para que eles não se tornem obstáculos durante a preparação para a prova.

Venha com a gente!

Estudar para o Enem - cta1

Consequências de uma rotina de estudos não saudável

De fato, estudar para o Enem é uma das maiores preocupações do estudante que está completando o Ensino Médio e daqueles que desejam ingressar na faculdade. 

Ao mesmo tempo em que funciona como uma porta de entrada para o Ensino Superior, a nota do exame é usada para concorrer a benefícios como do Prouni e do Fies.

Mas essa preocupação leva algumas pessoas a estudar em excesso, o que gera inúmeros problemas para a saúde. 

Dores no corpo, de cabeça, no estômago e gastrite, por exemplo, podem estar ligadas ao cansaço mental. Além de serem desagradáveis e prejudiciais à saúde, nada favorecem o rendimento nos estudos.

Ainda, piores podem ser as questões relacionadas à saúde mental, como ansiedade, estresse, nervosismo, insônia e até mesmo depressão. 

Em diversos casos, elas aparecem porque a pessoa estuda demais e deixa de cuidar de si mesma.

Esses fatores psicológicos só trazem efeitos negativos para os estudos e para o próprio desempenho no Enem. 

Apesar de ser difícil se esquivar da insegurança e da ansiedade causadas pelo exame, algumas atitudes podem ajudar você a superar essas dificuldades.

Estudar para o Enem - fadiga

6 dicas para estudar para o Enem com qualidade de vida

Quando o assunto é a preparação para o Enem, a primeira coisa que costuma vir à mente são os planejamentos, técnicas de estudo e por aí vai. É claro que isso tudo é de extrema importância para se dar bem na prova.

Também é preciso tomar cuidado para fugir de alguns dos maiores inimigos do desempenho nos estudos, como o estresse, ansiedade, tensão, cansaço, etc.Entenda como!

1. Alimente-se bem

Você sabia que a alimentação é uma das grandes aliadas de um cérebro saudável? 

Mais do que ser combustível para o seu corpo e afetar a saúde física, os alimentos impactam também a sua saúde mental. 

Por isso, ao estudar para o Enem, é importante comer bem e não pular as refeições.

Quando as funções cerebrais estão em ordem, o raciocínio lógico, a capacidade de memorização e de concentração e até a disposição melhora durante o dia. 

Sendo assim, atenda às necessidades básicas do seu corpo, cuidando da alimentação, para conseguir se preparar com qualidade para a prova.

2. Valorize uma boa noite de sono

Muita gente, sobretudo quem precisa conciliar o trabalho e os estudos, costuma achar que dormir é uma perda de tempo.

 Isso faz com que alguns estudantes virem a noite estudando ou acabem dormindo cada vez menos. No entanto, os efeitos podem ser bastante negativos.

Primeiro, pelo motivo mais óbvio: o cansaço e os problemas de concentração vão ficando cada vez piores. 

Além disso, uma boa noite de sono também traz mais disposição e melhora a memória, pois o cérebro precisa de descanso para guardar o conteúdo estudado.

3. Faça intervalos

Estudar para o Enem exige que os estudantes passem horas sentados com os livros ou na frente de um computador. O problema é que esse tempo excessivo em uma única posição causa tensões , principalmente nas regiões do pescoço e dos ombros, além de prejudicar a postura.

Para evitar essas consequências, faça intervalos de 5 a 10 minutos a cada 30 ou 40 minutos de estudo. Durante a pausa, levante-se, caminhe um pouco e faça alongamentos.

É uma prática simples que faz toda a diferença, pois evita lesões e pode até melhorar o seu rendimento.

4. Pratique exercícios físicos

Assim como a alimentação saudável, as atividades físicas precisam fazer parte da rotina. E não cometa o erro de deixá-las de lado por achar que você não tem tempo pra elas. 

Afinal de contas, os exercícios também ajudam você a estudar para o Enem. 

Mas de que maneira?

Além de prevenir doenças e fortalecer a musculatura, as atividades físicas trazem benefícios para a saúde mental. Entre eles estão o alívio da tensão, combate ao estresse e o mau humor e melhora da qualidade do sono.

Estudar para o Enem - exercício

5. Veja a família e os amigos

Nos períodos de preparação para uma prova importante como o Enem, é comum as pessoas passarem bastante tempo sozinhas. Porém, não se esqueça da importância do equilíbrio, inclusive quando se trata da sua vida social.

Não deixe de lado aqueles momentos de qualidade com a família, os amigos e as pessoas que você mais gosta. 

Isso é fundamental para que você se sinta realizado e tenha mais motivação e ânimo para encarar os estudos.

6. Relaxe

Se você não se desligar dos estudos de vez em quando, o seu rendimento será prejudicado. 

Para recuperar as energias e não deixar o estresse tomar conta de você, separe alguns momentos ou um dia da semana para relaxar e se divertir.

Passear no parque, ir ao cinema, sair com os amigos, visitar um museu são algumas ideias de programas de lazer para descansar a mente. 

Mesmo em casa, você pode aproveitar o sábado ou o domingo para fazer algo que você gosta, esvaziar a cabeça e recarregar as energias para a próxima semana.

É possível estudar para o Enem de um jeito saudável!

É claro que não é fácil deixar toda a tensão gerada pela expectativa da prova de lado. E é exatamente por isso que estas dicas devem ser colocadas em prática. 

O que você precisa lembrar sempre é de buscar o equilíbrio na rotina para que você consiga estudar para o Enem com qualidade.

Do contrário, estudar horas e horas, dia e noite, não trará os resultados positivos que você imagina. 

Planeje seus dias de estudo, dedique-se aos conteúdos da prova, mas não deixe de cuidar de você mesmo e de respeitar as suas limitações.

Já sabe que rumo tomar na vida acadêmica? Não deixe de conferir o infográfico de como escolher a melhor opção de curso no Sisu!

Estudar para o Enem - cta2