Você, com certeza, já ouviu falar em Ensino a Distância ou na sigla EAD. E, como o próprio nome sugere, este modelo de educação permite que o estudante tenha acesso remoto a todo conteúdo da grade curricular, sem a necessidade de se deslocar até a sede física da instituição de ensino.

Ou seja, o aluno pode assistir às aulas ou fazer avaliações de casa, do trabalho ou de quaisquer outros lugares, desde que esteja online.

Com este método, o estudante, além de economizar o tempo da locomoção, também paga mensalidades mais baratas em relação aos cursos presenciais.

Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mais de 2 milhões de pessoas estão matriculadas em cursos EAD no país. Já de acordo com o Ministério da Educação (MEC), em apenas um ano, polos de ensino superior a distância aumentaram em 133% na nossa nação.

Vale ressaltar que, no caso dos cursos de graduação, o diploma tem o valor igual ao de qualquer outro de ensino superior.

Listamos, abaixo, três vantagens do Ensino a Distância. Confira:

 

Flexibilidade de horários

Alguns cursos online permitem que o estudante tenha acesso ao conteúdo das aulas a qualquer dia e em qualquer horário. Desta forma, a pessoa pode adequar sua rotina educacional aos outros compromissos do cotidiano.

 

Valores do Ensino a Distância

Como já dissemos anteriormente, a mensalidade de um curso EAD é mais barata do que a de um curso presencial. É difícil mensurar com exatidão esta diferença, pois depende muito da área desejada pelo estudante.

Porém, de acordo com a Educa Insights, empresa especializada em análise de ensino superior, o valor médio de uma mensalidade em um curso EAD no Brasil é de R$ 260. Bem abaixo da média praticada em cursos presenciais: R$ 779, segundo levantamento da Hoper Educação.

 

Economia de tempo

Educação a Distancia

O trânsito nos grandes centros é cada vez mais caótico. Conforme números divulgados pelo Ministério da Educação no último Censo da Educação Superior, 60% das matrículas realizadas nos cursos presenciais de graduação, no Brasil, foram para o período noturno.

Isto evidencia o perfil do universitário brasileiro: trabalha durante o dia e estuda à noite. A locomoção, nestes casos, é muito complicada e o aluno sempre corre o risco de chegar atrasado às aulas. Com um curso EAD, há uma otimização do tempo, evitando este tipo de problema.

No sistema EAD do Eniac, os formados recebem certificações e eliminam disciplinas nos cursos presenciais de graduação, caso resolvam fazê-los posteriormente. A plataforma Eniac Online, por exemplo, oferece quase 20 cursos gratuitos, que poderão ser usados como horas complementares.

A instituição também oferece isenção em todos os cursos EAD, Flex e Cursinho no primeiro mês, sem cobrança caso o aluno desista depois deste período.