Você sabe o que é Engenharia Mecânica? Essa parece ser uma boa escolha de profissão para você?

Para descobrir se você deve apostar na carreira de engenheiro mecânico, o primeiro passo é saber mais sobre a área.

É para isso mesmo que este post foi feito!

Além de saber mais sobre esse ramo da engenharia, você vai conferir como anda o mercado de trabalho e quais características você precisa ter para se dar bem.

Vamos lá?

O que é Engenharia Mecânica

A Engenharia é dividida em várias áreas e uma delas é a Engenharia Mecânica. O engenheiro mecânico pode trabalhar em parceria com as outras áreas, como Automação, Elétrica, Produção, etc.

A palavra “mecânica” faz você lembrar do que?

Geralmente, a resposta é carros. Além dos veículos, a Engenharia Mecânica também projeta vários tipos de motores e máquinas. A supervisão de maquinários também fica por conta desses profissionais.

Sendo assim, tanto os equipamentos de uso pessoal quanto os usados na indústria são desenvolvidos pela área.

Isso envolve muitos processos: desenhar as peças, definir os materiais necessários e as quantidades certas, criar protótipos, fazer testes. 

Uma grande bagagem de conhecimento

Para realizar todos esses processos, é preciso ter muito conhecimento!

Tanto que os profissionais levam pelo menos 5 anos para se formar em Engenharia Mecânica. Se você estiver pensando em fazer o curso, já se prepare para estudar bastante nos próximos anos.

A boa notícia é que todo esse esforço vale a pena — não se preocupe! 

Afinal, existem muitas oportunidades de emprego para os engenheiros mecânicos. E trabalhar na indústria não é a única opção.

As habilidades que você adquire no curso e no dia a dia da profissão são valorizadas em outros setores. Dá para ocupar até mesmo cargos administrativos em grandes empresas.

Engenharia Mecânica

Vale a pena apostar na área?

Quem vai poder responder essa pergunta é você mesmo. Isso porque você vai ter que considerar vários fatores antes de escolher uma carreira. 

E, nesse caso, informação é tudo!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é Engenharia Mecânica, chegou a hora de saber como anda o mercado para os profissionais da área.

O mundo do trabalho tem mudado bastante com o surgimento de novas profissões, cargos e funções nas empresas. 

No entanto, saiba que a Engenharia continua sendo muito valorizada.

Alta procura por engenheiros

Segundo informações da consultoria de recrutamento Robert Half, a expectativa é que em 2020 a procura por engenheiros continue aumentando. 

Ou seja, por enquanto, você não precisa se preocupar em ficar sem emprego.

Porém, muitas empresas não conseguem encontrar bons profissionais. O problema é que a maioria deles não é qualificada o suficiente ou não possui as características esperadas.

Sendo assim, embora o cargo de engenheiro esteja em alta, para se dar bem na carreira é preciso estar ligado no que o mercado busca. 

Hoje em dia, a análise de dados, por exemplo, é tão básica quanto saber geometria e cálculo.

Invista no seu desenvolvimento

Com base nisso tudo, a dica é: não espere sentado que as portas sejam abertas. Escolher uma área valorizada já dá a você uma certa vantagem para ter sucesso. Mas só isso não basta!

Você deve sempre investir no seu próprio desenvolvimento. 

Além de ter uma formação de qualidade em Engenharia Mecânica, continue estudando assuntos importante para a profissão, sobretudo os que se relacionam com a tecnologia.

E, claro, não deixe de correr atrás das habilidades comportamentais que as empresas mais valorizam. Isso, sem dúvidas, vai colocar você à frente dos outros candidatos nos processos seletivos.

Engenharia Mecânica

6 características para ser um engenheiro mecânico de sucesso

Quer saber quais são as habilidades que as empresas mais buscam? Confira abaixo:

1. Curtir tecnologia

Quem não é muito chegado em tecnologia talvez não sirva para ser engenheiro mecânico.

A maioria das atividades são otimizadas, ou seja, feitas com a ajuda de programas e sistemas de computador. Ou seja, é impossível fugir da tecnologia no dia a dia da profissão.

2. Resiliência

Resiliência é uma das palavras da vez no mundo do trabalho. Ela é uma habilidade importante que ajuda as pessoas a lidarem com os obstáculos.

O risco de algo dar errado em um projeto de Engenharia Mecânica sempre existe. Quando isso acontece, o profissional precisa saber lidar com o problema sem afetar a produtividade.

3. Trabalhar em equipe

Os engenheiros nunca trabalham sozinhos. Por isso, saber trabalhar em equipe é uma das características mais valorizadas pelas empresas.

Quem consegue se comunicar bem com profissionais de outras áreas, dividir tarefas e responsabilidades tem mais chances de sucesso na carreira.

4. Inteligência emocional

Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que sabe lidar com as emoções mesmo nas situações mais difíceis. Saiba que é algo que todos podem aprender.

É uma característica que traz mais empatia, ajuda você a se relacionar bem com outras pessoas, conhecer as próprias emoções e se automotivar.

5. Olhar estratégico

Pensando que o trabalho do engenheiro mecânico está ligado a outras áreas, o olhar dele não pode ficar fechado em si mesmo.

É preciso ter a capacidade de pensar de forma estratégica. Ou seja, entender como as ações da equipe ajudam a empresa a atingir os objetivos de negócio.

6. Dominar outros idiomas

Por ter que usar vários programas e outras ferramentas tecnológicas, saber inglês é um requisito básico para o engenheiro mecânico. Mas quanto mais idiomas souber, melhor.

Quem é fluente em várias línguas tem mais chances de sucesso. Afinal, consegue mais oportunidades de trabalho tanto dentro quanto fora do país.

Descobriu se a Engenharia Mecânica tem a ver com você?

Mais do que entender o que é Engenharia Mecânica, você provavelmente deve ter encontrado aqui outras informações necessárias para pensar sobre carreira, certo?

Afinal, o interesse por uma área não é o único fator importante. Conhecer as características mais valorizadas pelos recrutadores também é fundamental. Isso porque elas mostram se a profissão, de fato, tem a ver com o seu perfil.

Ainda, não deixe de acompanhar os principais assuntos sobre carreira e mercado de trabalho.

Quer saber como? É só assinar a newsletter do Eniac para receber ótimos conteúdos exclusivos!