Quando se fala em logística, pensamos em um caminhão, não é mesmo? Mas a logística não é apenas isso. A logística envolve atividades desde o recebimento da matéria-prima, percorrendo por toda cadeia produtiva até a entrega do produto final ao cliente. Em uma esfera maior, a logística está dentro de um conceito que trata a relação com fornecedores – desde o desenvolvimento de algum material ou matéria-prima até o serviço pós-venda e pós-consumo junto ao cliente. Esse conceito é conhecido como Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). Nós consumidores não nos preocupamos de como o produto é fabricado ou entregue. Simplesmente o que importa é o produto disponível na ‘prateleira’ e pronto para uso.

O profissional de logística é responsável por receber e ‘cuidar’ do ativo mais importante – o estoque. Esse profissional executa o planejamento não para dar certo, mas sim para errar menos, pois a dinâmica desse trabalho envolvendo fatores externos e internos leva a esse profissional a buscar alternativas a todo o momento.

Exercitar o esforço discricionário, o senso crítico, a criatividade, a versatilidade, o pensamento disruptivo, a visão empreendedora e habilidades polivalentes faz com que esse profissional se destaque no ambiente de trabalho.

E onde a empregabilidade entra nisso? Quando se busca novas relações de trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional pode-se dizer que as pessoas estão inseridas em um ambiente de competitividade global.

Uma empresa que busca resolver problemas do tipo: custo com inventário de matéria-prima, custo com transportes, fluxo logístico, padronização de embalagens, nível de serviço ao cliente e produtividade, o profissional de logística tem total competência para contribuir na solução desses problemas.

O Centro Universitário ENIAC conta com professores com experiência empresarial e isso de alguma forma contribui para o desenvolvimento dos alunos, pois eles têm a percepção do que acontece na vida real alinhado com os conceitos ensinados em sala de aula.

 

Alunos do curso de logística em palestra sobre Metodologia LEAN MANUFACTURING promovida pela empresa MICRA Consultoria – empresa especializada em redução de custos, treinamentos corporativos, projetos logísticos e coaching.

 

Em Novembro de 2017, alunos fizeram uma visita ao Porto de Paranaguá, situado no estado do Paraná. É o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, principalmente grão e farelo de soja. Nessa visita – coordenada pela professora Luciana Martines, os alunos puderam conhecer de perto as operações portuárias, aproveitando a oportunidade de compreender um pouco da dinâmica dessas operações.

Ao final do curso, os alunos saem com as competências e habilidades para atuarem na gestão de algumas áreas da logística: almoxarifado, planejamento e controle da produção, planejamento e controle do transporte, roteirização, logística reversa, distribuição, faturamento, melhoria contínua e inventário.

Não existe crise quando o assunto é quebra de paradigma, pensamento disruptivo e desenvolvimento pessoal contínuo. A empregabilidade é o resultado dessas ações.

 

Por  Prof. André da Silva Lucena.

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 30 de maio de 2018

Categorias: Educação, Empregabilidade, Mês do Trabalho
Tags: , , , .