A Administração é, geralmente, um dos cursos mais populares na hora de escolher uma graduação. E nós entendemos: essa é uma área extremamente versátil. Mas o que você não sabe é que o ramo de negócios é repleto de outras opções. Inclusive, elas podem até ter mais a ver com o seu perfil pessoal e profissional do que a própria Administração.

Que tal então caminhar com a gente neste post com a gente para descobrir como os cursos na área de negócios podem te oferecer muito mais do que apenas a Administração?

Opções de cursos na área de negócios

O chamado Eixo de Gestão e Negócios concentra muitos cursos na área administrativa. O que eles têm em comum é o foco em planejamento, produtividade e competitividade das organizações. Dentro dessa classificação, entram tanto os bacharelados, quanto as graduações tecnológicas.

Como os cursos de tecnólogo são mais curtos que os de bacharelado, proporcionam uma rápida entrada no mercado de trabalho. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 79% dos tecnólogos trabalham na área do curso em que se formaram.

Seja bacharelado ou tecnólogo, confira algumas opções de cursos na área de negócios abaixo.

1. Administração

É o clássico dos cursos na área de negócios. O bacharelado em Administração forma um profissional polivalente, requisitado por empresas de todos os segmentos e portes. O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa.

Tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. É sua função definir estratégias e gerenciar o dia a dia da organização, traçando metas, criando políticas internas, realizando auditorias e analisando resultados.

2. Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais capacita o aluno para analisar o mercado e definir estratégias de gerenciamento e a administração de recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas.

A graduação prepara o aluno na prática para desenvolver novas experiências e ser um empreendedor. Assim, ele aprende a lidar com orçamentos, investimentos, recursos materiais, administração de pessoas, estratégias de marketing, plano de negócios e gestão de processos.

cursos-na-area-de-negocios

3. Tecnólogo em Logística

A Logística é um dos cursos área de negócios que se tornou fundamental nos últimos anos, dada a demanda por profissionais capazes de otimizar entregas e organização.

Este profissional avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, garantido racionalidade, economia, eficiência e segurança.

Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística.

4. Marketing

Essa é outra área que nos últimos anos saiu apenas da comunicação para integrar o planejamento empresarial como um todo. O profissional de marketing traça e executa estratégias de vendas para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, imagem do produto e lucratividade.

Atua em departamentos de marketing de empresas, consultorias, institutos de pesquisa e órgãos públicos. Executa pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização.

5. Gestão Comercial

Neste curso da área de negócios, o profissional aprende a gerenciar a área comercial, decidindo sobre vendas e fazendo estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Também elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado.

6. Gestão Pública

O curso de Gestão Pública propõe a formação de um profissional apto para atuar segundo as necessidades do setor público. É habilitado para elaborar o planejamento, organização, operação e controle das ferramentas para otimizar os resultados com ética.

Estas são apenas algumas opções de cursos na área de negócios? Quer saber mais sobre este segmento com tantas possibilidades de atuação? Então clique aqui para se informar ainda mais!

E para te ajudar a abrir a mente e pensar fora da caixinha, que tal um e-book que te ajude a alcançar sucesso profissional dentro da administração? Você sabia que essas práticas podem começar dentro da própria faculdade?