Sabe quando você está no Facebook e se depara com um anúncio? Ou quando aquele influencer divulga um produto no Instagram? Tudo isso — e mais — faz parte de uma estratégia maior e é nesse cenário em que surge o profissional de marketing digital.

Grande responsável pelo sucesso de várias ações no ambiente online, ele faz além do que você imagina.

Duvida? Então, veja 4 coisas sobre o profissional de marketing digital e saiba como ele trabalha!

1. O mercado de trabalho do especialista

Vamos partir do princípio: quem atua nessa área tem a função de levar campanhas digitais ao sucesso. Seja a criação de um site, a veiculação de um anúncio no Youtube ou o envio de e-mails, o profissional age para conquistar resultados.

Como há muitas estratégias de marketing digital, o mercado é bastante amplo. Uma pessoa pode atuar na parte de planejamento, enquanto outra é voltada para analisar números — as famosas métricas.

E como cada vez mais gente usa a internet, é natural que as ações se tornem complexas. Então, o mercado de trabalho dá preferência para quem é especialista em certo tema, o que direciona a atuação.

2. O marketing digital além das redes sociais

Mas, afinal, será que o profissional de marketing digital só fica mexendo nas redes sociais? A resposta é: não. Essas mídias são, sim, importantes para muitas estratégias, mas não são as únicas soluções.

É possível encontrar quem passa boa parte do tempo criando chamadas para as redes sociais e analisando os resultados. Mas também tem quem se dedica a prever o comportamento de consumidores, quem busca otimizar a taxa de conversão (CRO) ou desenvolver uma marca digital do zero.

Por isso, trata-se de uma função muito mais avançada do que parece. Mesmo quem “só” atua nas redes sociais faz diversas análises complexas e estuda várias áreas para tomar boas decisões.

profissional de marketing digital

3. Os cargos mais comuns da área

Ao procurar vagas, você encontrará algumas que aparecem com frequência. O analista de marketing digital é responsável por desenvolver atividades, planejar ações e coordenar a sua execução. Já o social media cuida das redes sociais de forma estratégica — afinal, apenas curtidas e compartilhamentos não representam sucesso.

O profissional de marketing de busca (SEM) é voltado para as pesquisas realizadas pelos usuários. Ele procura entender o comportamento e implementa técnicas para obter resultados otimizados.

Outra carreira essencial é a de analista de dados ou profissional de Analytics. Em um ambiente em que todos disputam a atenção dos clientes, conhecer os números ajuda a melhorar o desempenho.

4. As médias salariais do profissional de marketing digital

Por ser uma área de trabalho tão versátil, as médias salariais também variam. Dá para ser profissional fixo ou contratado e estar em uma empresa ou em agências de marketing. A formação técnica e o desenvolvimento de um bom perfil profissional contam a favor do valor recebido no final do mês.

O número varia de R$ 1,5 mil para algumas atividades até R$ 15 mil para outras. O que não falta é opção!

O profissional de marketing digital é um dos mais importantes para a continuidade da promoção de empresas e produtos. Ao explorar esses aspectos sobre a atuação, você estará preparado para encarar o segmento.

O primeiro grande passo para ser um expert na área é encontrar o curso certo. Por isso, conheça o tecnólogo de Marketing do Eniac e veja como se capacitar!