Você está buscando uma vaga na sua área e não sabe como fazer um currículo perfeito o bastante para chamar a atenção dos recrutadores? Considerando que um profissional de Recursos Humanos leva em média 30 segundos para analisar um currículo, você precisa manter atenção em alguns pontos-chaves.
Afinal, seu curriculum vitae é muito mais do que um pedaço de papel. Um currículo bem feito vai causar a primeira impressão ideal e tem o potencial para iniciar um processo de contratação para a vaga que você tanto sonha. Mas se acalme, se você está procurando seu primeiro emprego, temos as dicas certas para que você escreva o CV adequado. Descubra a seguir!
O currículo perfeito começa com bom design
Tenha sempre em mente que o seu currículo será a primeira impressão que o recrutador vai ter de você. Então, apesar de não ser um projeto de design gráfico, o modo como os itens estão dispostos no seu portfólio profissional devem falar algo sobre você.
Bom design é imperceptível. Você só notará que não funciona se algo parecer errado. Quando recomendamos que você deve prestar atenção na apresentação visual do seu currículo, isso não significa que você deve usar cores fortes ou fontes tipo WordArt. Nem pense, nisso!
Porém, o currículo perfeito tem os seguintes itens gráficos:
- Disposição: pense na ordem e em como cada parte do seu currículo será exibida no papel, otimize conteúdos, pense nos respiros (espaços em branco) e ofereça uma leitura que flua com facilidade e em ordem de importância.
- Fonte tradicional (nada de Comic Sans ou qualquer coisa manuscrita), mas não precisa se limitar às super utilizadas Times New Roman ou Arial, ok? Garamond, Calibri e Book Antiqua são algumas das boas opções de fontes para variar.
- Texto: é um currículo, não um relatório detalhado de todas as coisas que você trabalhou ou estudou na vida. O ideal é que seu CV caiba em uma página caso você seja um profissional em começo de carreira.
Duas páginas são aceitáveis somente para profissionais com muita experiência, com mais de dez anos no mercado. Também é interessante manter a concisão no sentido de personalizar o currículo, escrevendo só o que é relevante para aquela vaga específica.
- Correção: leia e releia seu currículo antes de enviar. O ideal, é que você peça para que um amigo ou membro da família que é muito bom em Língua Portuguesa também confira. Não deixe passar erros de digitação, ortografia ou gramática, pois eles podem passar a impressão ao recrutador de que você não se importa com detalhes.
Itens fundamentais do currículo perfeito
Agora que você já sabe que como um currículo perfeito deve parecer visualmente, já podemos pensar no conteúdo. Confira as instruções por seção do seu portfólio e confira se você está no caminho certo:
1. Dados pessoais
Este é começo da sua história, ou melhor, do seu currículo. Inclua aqui seu nome, idade, telefone celular, telefone fixo, endereço e e-mail. Também é interessante incluir o link para seu perfil no LinkedIn, desde que ele esteja atualizado.
Não precisa incluir o nome dos pais, o CPF, o número da Carteira de Trabalho ou o telefone do vizinho para garantir que vão conseguir te contatar. Relaxe. Ser sucinto nesta abertura é fundamental.
2. Objetivo
Seja claro sobre qual vaga deseja ocupar. Escreva duas ou três linhas dizendo qual seu objetivo naquela empresa, como suas habilidades combinam com a vaga e com o mindset da companhia. É muito importante reforçar como você pode ser um ativo para empresa na qual está pleiteando uma vaga.
3. Formação
Descreva da mais recente a mais antiga, qual educação formal você recebeu. Lembre-se de incluir tipo do curso, assunto do curso, instituição de ensino e período em que estudou. Por exemplo:
- MBA em Gestão Comercial – Faculdade XXX (Portugal) – 2014/2015
- Graduação em Administração – Faculdade XXX (Rio de Janeiro) – 2009/2003
4. Atividades extracurriculares
Nesta parte você pode incluir atividades relevantes de formação como cursos de extensão, intercâmbios, cursos de idiomas que te levaram a algum resultado importante e com certificação internacional.
5. Experiência
Nesta seção do currículo é preciso ir além da tradicional fórmula de descrição da função, local de trabalho e período. Os recrutadores não querem saber apenas isso. Mas descobrir qual seu papel na resolução de situações específicas.
É importante não apenas falar de quais atividades você desempenhava, mas apresentar dados e fatos que demonstrem como a sua atuação faz diferença no desempenho do seu setor ou empresa.
Alguns recrutadores sugerem aplicar o método STAR já na hora de escrever o currículo. O método STAR vem do inglês e é uma sigla de Situation-Task-Action-Result, o que em português seria a “Situação em que você desempenhou uma Tarefa que gerou uma Ação e um Resultado específico”.
Dica: guarde dados dos seus trabalhos, provas de como suas ações geraram resultados e melhorias para uma empresa. Mas, sempre tenha cuidado com os excessos de ‘eu’s’ (melhor pensar que você geralmente trabalha em equipe) e com expressões batidas como ‘fora da caixa’, ‘disruptivo’, ‘inovador’ etc.
Preencha o modelo do currículo perfeito
Preparamos uma colinha para você! Adapte seu currículo seguindo o modelo completando os itens abaixo:
Nome
Telefone
Endereço, Cidade – Estado
Link do perfil no LinkedIn atualizado
Objetivo
Formada/estudando Comunicação Social, tenho experiência em redação online e procuro uma posição inicial desafiadora como redatora.
Formação
Graduação em Nome do Curso
Universidade, Cidade – Mês/Ano de conclusão
Atividades Extracurriculares
Curso de Inbound Marketing
Certificado da Instituição, Cidade – Período/Ano
Experiência
Estagiária de redação na Agência X – Janeiro a Junho/2016
Responsável pela sugestão de pautas e redação de textos. No projeto Z, escreveu conteúdos que aumentaram em 40% os acessos ao website da empresa e impactaram em 10% as vendas online.
Outras atividades
Voluntária na ONG X – 2014 – Presente
Em 2014, junto com a equipe de voluntários, elaboramos campanha online que captou R$ 4 mil para a organização, que luta pela preservação da Mata Atlântica.
Habilidades
Microsoft Excel (intermediário), Adobe Premiere (avançado), Javascript (básico).
Idiomas
Inglês avançado (109 pontos no TOEFL/2015),
Espanhol intermediário (Nível B2 segundo Sistema Dele)
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