A metade de 2019 está quase aí, então os pensamentos sobre a faculdade já começam a ganhar fôlego. Antes de realizar a matrícula, entretanto, é preciso pensar em como se preparar para o Enem no segundo semestre.

A nota obtida na prova ajuda a conseguir bolsas e até o ingresso na graduação dos seus sonhos. Mesmo com a proximidade, mantenha a calma! Ainda dá tempo de se organizar, fazer um bom trabalho e conquistar uma ótima nota. Para isso, é fundamental contar com as orientações certas.

Para aproveitar ao máximo o quanto falta até lá, veja como se preparar para o Enem no segundo semestre!

1. Planejamento é a chave do sucesso

Antes de se apavorar e começar a estudar tudo o que puder, é preciso sentar e avaliar a situação com cuidado. O planejamento é o seu grande aliado para que tenha tempo de fazer o que é necessário.

E não se engane ao achar que é essencial investir em uma elaboração complexa. É possível se manter simples e, mesmo assim, ser capaz de montar um plano adequado. Quer descobrir como? Venha ver as nossas dicas!

Conheça as matérias cobradas

O exame é dividido em dois dias e inclui os seguintes temas:

  •     Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  •     Matemática e suas Tecnologias e
  •     Ciências da Natureza e suas Tecnologias e
  •     Ciências Humanas e suas Tecnologias.

São 45 questões para cada bloco e as disciplinas incluem Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia e outras.

Além disso, há novas divisões com temas como Genética, Mecânica, Gêneros textuais, Interpretação de texto, História do Brasil e assim por diante. O ideal é adicionar as matérias frequentes ao seu plano e garantir que todas recebam atenção.

Estabeleça um cronograma

Além de definir o que será estudado e como vai ser a distribuição, crie um cronograma. Ele ajuda a manter a sua motivação, já que especifica metas que devem ser cumpridas.

Pense em quanto tempo falta até o Enem e a quantidade de matéria dentro do planejamento. Assim, divida um volume para semana ou até cada dia. Isso traz uma visão completa e impede que você deixe algo de fora.

2. Não dá para fugir de estudar as matérias mais difíceis

Não tem jeito: o seu planejamento vai incluir algumas matérias difíceis e que o fazem quebrar a cabeça. Dominá-las será fundamental para que consiga a nota tão sonhada, então a dedicação é essencial.

Mas sabia que é possível ter sucesso na tarefa, sem sofrimento? Para ajudá-lo no processo de como se preparar para o Enem no segundo semestre, separamos dicas para as matérias complicadas. Confira e saiba como conseguir a formação que vai mudar o seu currículo!

Sempre comece pelos temas complexos

Sabe aquela ideia de deixar o que é difícil para depois? Pois esqueça completamente! Ao sempre “empurrar” as matérias complexas para mais tarde, o provável é que não as estude.

A dica é iniciar pelo que for demorado para entender. Você estará com a cabeça fresca e, por não estar cansado, absorverá melhor o conhecimento. Além disso, priorizar é faz com que as menos importantes fiquem para o final. Se aparecer um imprevisto, já terá estudado o que é relevante.

Tire suas dúvidas assim que surgirem

Os temas complexos vão causar dúvidas — e isso é uma oportunidade normal e positiva. Ao identificar a fonte da sua dificuldade, procure a ajuda de um tutor ou professor para esclarecer a sua questão.

Se ainda estiver na escola ou em um cursinho, estude as matérias no mesmo dia. Isso permite que as dúvidas apareçam logo e que possa tirá-las rapidamente. Você verá que a sua evolução será muito mais intensa desse jeito!

preparar para o Enem no segundo semestre

3. Usar atalhos de estudo vai otimizar o seu tempo

Além de montar um bom planejamento, é possível buscar alguns “atalhos” para aprender em menos tempo. Não existe mágica, mas é fato que algumas ferramentas tornam tudo mais fácil para entrar na graduação.

Atividades comuns são os resumos de matérias teóricas e os mapas mentais, que trazem uma visualização do tema. Mas e se dissermos que há outras possibilidades? Confira!

Canais de estudo

As aulas em vídeo são dinâmicas e permitem que você aprenda em casa ou no celular. Cada vez mais é possível encontrar conteúdos ricos e com uma excelente produção, então vale a pena investir.

Há vários canais do Youtube que se destacam, como Biologia Total com Prof. Jubilut, Nostalgia (História do Brasil e mundial), Química em Ação, Redação e Gramática e Matemática Show, entre vários outros. Entre as plataformas com um plano completo, há Descomplica, Me Salva! e Stoodi.

Aplicativos

Ainda é possível utilizar aplicativos e transformar a tecnologia em uma aliada ao se preparar para o Enem no segundo semestre. Além dos apps voltados para a organização e planejamento, há os que direcionam os estudos.

O EnemGame, com perguntas e respostas, facilita a consolidação do conhecimento, enquanto o AppProva tem vários simulados. O Nota 1000 oferece correção gratuita de redações e tem propostas diversas. Já o Nova Ortografia aborda as mudanças na língua portuguesa. E para treinar o inglês, o Duolingo é uma excelente alternativa.

4. Praticar, praticar e praticar

Além de estudar os conceitos, como com a leitura, é importante praticar. Você deve fazer exercícios sobre os temas e, principalmente, recorrer a um simulado. Muitos contam com questões de anos anteriores ou semelhantes e permitem que tenha uma ideia do que o aguarda.

Para investir os seus esforços da forma certa, veja algumas dicas para ter sucesso durante a prática.

Faça um simulado com condições idênticas à prova

Além de praticar cada matéria, é indispensável aprimorar o seu gerenciamento do tempo. O melhor é fazer um simulado com as mesmas condições do Enem. Ou seja, estabeleça um período máximo para a tarefa e não consulte livros ou a internet.

Isso permite que você encontre quais são as principais dificuldades e que esteja craque quando for para valer.

Não se esqueça da redação

A atenção à redação é tão relevante quanto às matérias específicas. Essa parte da prova conta muitos pontos, então não deve ficar de fora de como se preparar para o Enem no segundo semestre.

Comece a acompanhar as notícias online e dos jornais para ter uma ideia dos temas de destaque. Além disso, conheça as técnicas de escrita, os critérios de avaliação e as regras. Quanto mais você escrever, mais pronto estará para essa parte.

Entender como se preparar para o Enem no segundo semestre é essencial para ter um bom desempenho. Com essas dicas, terá as chances de melhorar a sua nota nesse exame tão importante.

Você sabia que o resultado da prova também ajuda a garantir bolsas de estudos do ProUni? Saiba como funciona esse programa e quais são os seus benefícios!