Conseguir uma vaga de emprego é tarefa desafiadora. Para se diferenciar entre o mar de gente que procura emprego todos os dias no Brasil, é preciso pensar em estratégias de como se destacar no mercado de trabalho.

Este caminho geralmente envolve a combinação de alguns elementos essenciais como foco, disposição para aprender, atenção aos detalhes, oferecer algo que o potencial empregador precise de fato e, claro, trabalho duro!

Como se destacar no mercado de trabalho na prática

Convencer alguém que você não conhece de que você tem algo novo e útil para dá-lo não é uma missão simples. Na verdade, essa tarefa depende muito do quanto você tem claro suas competências, habilidades e potencialidades.

A partir disso, basta comunicar ao seu possível chefe essas qualidades que só existem em você. Para você ter uma ideia de como começar a se vender, listamos algumas dicas de como se destacar no mercado de trabalho. Confira:

1.    Deixe claro em qual área você quer atuar

Na hora de enviar seu currículo para alguma empresa, defina uma área em que você gostaria de atuar e demonstre através do seu e-mail ou carta de apresentação como suas habilidades combinam com os valores e necessidades da empresa.

Assim, ao invés de se limitar a uma vaga muito específica, você amplia suas possibilidades de entrar no mercado de trabalho e crescer horizontal ou verticalmente.

como-se-destacar-no-mercado-de-trabalho

2.    Constante atualização

Em tempos de internet e ensino online, não tem desculpa para não se atualizar. Estar informado sobre as tendências da sua área e fazer cursos online são dois jeitos simples e grátis de como se destacar no mercado de trabalho. Procure sites de notícias especializados e instituições que oferecem cursos gratuitos que podem reforçar seu currículo.

3.    Pense no desenvolvimento sistêmico

Entenda organizações como sistemas complexos. Então, nada de dizer para o seu empregador que você cuida muito bem da sua parte e só isso. Qualquer empresa é um time, em que uma pessoa depende da outra para que no final do dia os resultados sejam os melhores.

Por isso, pense no todo, em como sua pequena função impacta o trabalho de outros e vice-versa e deixe claro para quem for te empregar que você compreende (ou que quer entender) todas as etapas e setores do seu local de trabalho. O resultado de enxergar o todo sempre é win-win, ou seja, todo mundo ganha.

4.    Veja o copo meio cheio

Essa frase vai muito além do clichê de autoajuda. Empresas não querem saber dos problemas ou das partes incorretas de processos apenas. Enxergar um problema e imediatamente oferecer soluções para ele é uma das formas de “enxergar o copo meio cheio”.

Assim, você mostra que tem iniciativa suficiente para ir além do diagnóstico do que está errado e pode oferecer resultados. Um ótimo jeito de como se destacar no mercado de trabalho, certo?

5.    Habilidades além das técnicas

Atualmente, além de saber sobre área específica, outras habilidades contam muito. Ter boas soft skills contam pontos em como se destacar no mercado de trabalho. Mas, o que são estas habilidades?

Liderança, negociação, resiliência, capacidade de comunicação e de resolver problemas são apenas algumas qualidades que você pode desenvolver e usar para melhorar o CV.

Sucesso-profissional-ebook-eniac

6.    Seja profissional

Bom, ser jovem não é desculpa para ser superdescontraído. Lembre-se que ambiente de trabalho exige que você se comporte como profissional. Especialistas recomendam evitar fofocas, brincadeiras em excesso, mimimi millennial ou intimidade demais. Dentro de uma empresa o ideal é moderar: agir 70% do tempo como profissional e apenas 30% com descontração.

Curtiu as dicas? Se você quiser dar um passo adiante e aprender algo novo sobre administração, passe aqui e baixe o e-book “Sucesso profissional: como chegar ao topo da carreira administrativa”. É conhecimento grátis! Aproveite!