O sonho de ser arquiteto vem muitas vezes acompanhado de um desafio: como pagar a faculdade de Arquitetura? O que pode ser feito para conseguir bancar as mensalidades ao longo do curso?

Encontrar meios de arcar com uma graduação é uma dificuldade comum entre os estudantes. Porém, saiba que existem algumas formas de fazer esse sonho se tornar realidade.

Conheça algumas delas a seguir!

como pagar a faculdade de Arquitetura - cta1

3 maneiras de conseguir uma renda extra

Então, como pagar a faculdade de Arquitetura? Buscar uma fonte de renda para arcar com o valor das mensalidades é uma das melhores saídas. Veja algumas sugestões:

1. Estágio

Durante a graduação, você pode se candidatar para vagas de estágio. No entanto, elas costumam ser mais escassas para os estudantes dos primeiros semestres. 

Por isso, a melhor maneira de conseguir uma oportunidade é a partir da indicação de colegas de faculdade, professores e outros profissionais que já atuem na área.

2. Freelancer

Trabalhar de maneira autônoma é outra opção. A flexibilidade de horários e a possibilidade de prestar serviço para várias empresas são algumas das vantagens. Como os projetos de arquitetura podem levar um bom tempo para serem concluídos, faça um contrato para garantir que você será pago ao longo dos meses.

3. Trabalhos alternativos

Encontrar oportunidades na área se torna mais fácil conforme o curso avança. Entretanto, isso não impede você de conseguir uma renda extra logo no início. 

É possível trabalhar temporariamente em outros ramos e em horários que não atrapalhem os estudos. Entre as possibilidades estão: atendente em bares e restaurantes, cuidador de animais, vendedor de loja etc.

Como pagar a faculdade de Arquitetura

Como pagar a faculdade de Arquitetura: bolsas e financiamentos

Veja como os programas de bolsa e de financiamento estudantil podem ajudar você a bancar o curso:

Bolsa de estudos

O ProUni foi criado pelo governo para facilitar o acesso dos estudantes de baixa renda ao Ensino Superior. O programa concede bolsas de estudo de 100% e de 50% do valor da mensalidade. Para isso, é preciso ter tirado uma nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

As faculdades particulares também possuem seus próprios programas de bolsas de estudo. Nesses casos, você deve consultar os critérios usados por cada instituição de ensino.

Financiamento estudantil

Os financiamentos estudantis são empréstimos feitos a juros geralmente mais baixos. Um deles é o Fies, programa do governo federal que financia os estudos de estudantes de baixa renda. Para ser beneficiado, o estudante deve ter tirado pelos menos 450 pontos no Enem e nota maior que zero na redação.

Há ainda os financiamentos privados, oferecidos por instituições de crédito universitário em parceria com as faculdades. Não deixe de verificar as modalidades de convênio para ver qual é a mais vantajosa.

Concluir a faculdade de Arquitetura: um sonho possível!

Estas são algumas dicas de como pagar a faculdade de Arquitetura. 

Para escolher a opção ideal, faça uma boa pesquisa para avaliar os prós e os contras de cada alternativa. Assim, você poderá descobrir qual delas atende melhor às suas necessidades.

Quer saber mais sobre bolsa de estudos? Conheça as opções oferecidas pelo Eniac e como eles funcionam!

como pagar a faculdade de Arquitetura - cta2