Quando você quer entrar no mercado de trabalho escolher uma boa empresa para trabalhar pode parecer até um luxo. Sabe, pedir demais. Ainda mais se a situação econômica do país não é das melhores e a disputa por uma vaga é acirrada, escolher pode não parecer uma alternativa.

Antes de entrar em desespero e aceitar a primeira oferta com medo de não receber outras propostas, que tal pesquisar um pouco? Escolher uma boa empresa para trabalhar só parece complicado. Na verdade, fica mais fácil se você parar por uma hora ou duas e analisar quais as suas opções.

Pesquise sobre a cultura da empresa

Como escolher uma boa empresa para trabalhar começa por uma boa análise da cultura da empresa. Mas porquê isso é importante? Porque empatia é fundamental para que você se sinta confortável para executar qualquer função.
Porém, a empresa é uma entidade, não uma pessoa. Então como fazer para descobrir que tipo de mentalidade um negócio tem? Comece pela internet. Dê um Google e cheque quais são a missão, visão e os valores dessa empresa.

Esses três itens devem funcionar como a base, a linha mestra na atuação de um negócio. Então seu jeito de pensar e de se relacionar com outras pessoas deve coincidir de alguma forma com a missão, visão e valores desse lugar que você está se candidatando para trabalhar.

Pesquise o que funcionários e clientes estão falando

Um outro jeito fundamental para saber se determinada empresa é uma boa aposta é ouvir quem já trabalha lá. Se você conhece alguém que já trabalha num lugar que te interessa, converse! Vale muito a pena ouvir a opinião de quem está literalmente por dentro.

como-escolher-uma-boa-empresa-para-trabalhar

Também existem sites como o Love Mondays e Glassdoor (em inglês), que servem como uma espécie de mural onde funcionários descrevem rotinas e até falam de salários em certas companhias.

O que os clientes dessa empresa dizem também pode ser interessante para você entender o clima do seu local alvo. Clientes são pessoas, certo? E como uma empresa lida com situações boas e ruins que podem acontecer num processo de compra diz muito sobre como essa empresa lida com os próprios colaboradores. Cheque avaliações em mídias sociais e de forma a empresa responde os clientes.

Saiba exatamente que habilidades a função exige

Tenha claro que a função que você imagina e o posto de trabalho que uma empresa está te oferecendo são exatamente a mesma coisa. Descubra que habilidades são necessárias, que atividades terá que desempenhar e se o salário pago corresponde aos valores de mercado para funções semelhantes.

Tenha um plano de longo prazo

Sim! Faça seu próprio plano de carreira, pensando no que você quer fazer e onde quer chegar em curto, médio e longo prazo. Ainda que muita coisa mude pelo caminho, é importante ter uma direção e apenas ir fazendo ajustes ou mudanças radicais se necessário! Por isso, pese se o local que você trabalha ou quer trabalhar faz parte dos seus planos de carreira.

Ficou claro que saber como escolher uma boa empresa para trabalhar é o primeiro passo para seu sucesso profissional? Agora, se inscreva em nossa newsletter para receber em primeira mão  nossas atualizações.