H√° quem saiba desde crian√ßa o que quer ser quando crescer. Mas esse n√£o √© o caso da maioria das pessoas. Pensando que as d√ļvidas sobre como escolher um curso superior s√£o v√°rias, por onde come√ßar?

√Č o que voc√™ descobrir√° a seguir. Veja qual √© o ponto de partida e o que levar em conta ao escolher o curso e a institui√ß√£o de ensino.

Vamos l√°?

como escolher um curso superior

Como escolher um curso superior: comece pelo autoconhecimento

Antes de pensar sobre a carreira, olhar para si mesmo deve ser o primeiro passo dessa jornada de descobrimento. Para quem deseja entender como escolher um curso superior, algumas perguntas podem servir de guia:

  • O que voc√™ mais gosta de fazer? E o que n√£o gosta?
  • Quais s√£o suas maiores qualidades e defeitos?
  • √Č uma pessoa soci√°vel ou prefere estar sozinho?
  • Quais s√£o os assuntos que mais interessam a voc√™?
  • Possui algum hobbie?

Imagine que você é ao mesmo tempo entrevistador e entrevistado. As respostas ajudam a identificar os principais aspectos que influenciam a escolha do curso. 

Embora a demanda do mercado de trabalho também deva ser considerada, de nada adianta escolher uma carreira que não tenha nada a ver com você.

Outra sugest√£o √© come√ßar a prestar aten√ß√£o em como √© sua personalidade, como lida com situa√ß√Ķes inesperadas e quais problemas tem facilidade para resolver.¬†

Assim, voc√™ consegue identificar se o seu perfil √© mais anal√≠tico, criativo, espont√Ęneo etc.

Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas?

Dentro de cada uma das √°reas do conhecimento, h√° diversas carreiras e cursos diferentes. √Č por isso que, diante de tantas possibilidades, muita gente n√£o sabe como escolher um curso superior.¬†

Para diminuir o leque de op√ß√Ķes, conhecer melhor as caracter√≠sticas de cada √°rea √© uma √≥tima sa√≠da. Que tal?

Humanas

Como o nome sugere, as Ci√™ncias Humanas estudam os seres humanos, as rela√ß√Ķes entre eles e a sociedade. Esta √© uma √°rea geralmente escolhida pelas pessoas mais cr√≠ticas, com um perfil questionador, curiosas e sens√≠veis aos problemas sociais.

Nos cursos de Humanas, os estudantes precisam ler bastante, interpretar textos, debater e encontrar solu√ß√Ķes para diversas quest√Ķes. Saiba que as carreiras de Artes tamb√©m fazem parte desta √°rea de conhecimento.

Entre os cursos mais comuns, estão: Direito, Administração, Jornalismo, Publicidade, História, Design, Pedagogia, Artes Plásticas, Geografia, Letras.

Exatas

Já as Ciências Exatas incluem os cursos que têm a Matemática como objeto de estudo ou ferramenta para resolver problemas. Estamos falando das Engenharias, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, entre outros.

Quem escolhe uma carreira na √°rea costuma adorar Matem√°tica e F√≠sica na escola. Al√©m do gosto por n√ļmeros, ter um racioc√≠nio r√°pido e interesse por tecnologia costumam ser atributos dos profissionais de Exatas.

Biológicas

Diferentemente do que alguns imaginam, as Ciências Biológicas não se restringem à Biologia, mas estão relacionadas a esta disciplina e também à Química. 

Quem se interessa por esta √°rea do conhecimento tem como op√ß√£o trabalhar no ramo da sa√ļde humana e animal, pesquisa em laborat√≥rios, entre muitos outros.

Afinal, ela inclui os cursos que lidam n√£o s√≥ com o corpo humano como tamb√©m com todos os seres vivos do planeta. Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutri√ß√£o, Medicina Veterin√°ria, Biomedicina s√£o algumas das gradua√ß√Ķes mais procuradas.

Como escolher um curso superior - carreira

Pesquisa de profiss√Ķes: por que e como fazer?

Conhecer por alto as profiss√Ķes n√£o √© suficiente para fazer a escolha do curso superior. Portanto, voc√™ deve se dedicar e reservar um tempo para isso. √Č preciso deixar a pregui√ßa de lado, pois se trata de uma decis√£o important√≠ssima para o seu futuro.

Busque informação

Com a facilidade da internet, voc√™ n√£o ter√° dificuldade para encontrar informa√ß√Ķes sobre as profiss√Ķes. Mas lembre-se de tomar cuidado com sites duvidosos e d√™ prefer√™ncia aos mais conhecidos. Veja quais habilidades s√£o necess√°rias, como anda o mercado de trabalho, quais s√£o os cargos oferecidos etc.

Converse com profissionais

Nada melhor do que falar com quem j√° est√° trabalhando para conhecer melhor o dia a dia da profiss√£o. Se tiver algum amigo ou conhecido da fam√≠lia que atue na sua √°rea de interesse, n√£o deixe perguntar sobre a rotina, os desafios e tirar todas as suas d√ļvidas.

Outra maneira de encontrar as pessoas certas é participando de eventos da área ou entrando em fóruns, grupos e comunidades em redes sociais.

Consulte os cargos

Em todas as carreiras, os profissionais podem ocupar diferentes cargos. Por isso, entender como anda o setor, quais s√£o as principais fun√ß√Ķes desempenhadas e que tipos de empresa contratam profissionais da √°rea √© fundamental. S√£o detalhes que ajudam voc√™ a ter mais seguran√ßa sobre essa importante decis√£o.

Qual instituição de ensino escolher?

Depois de escolher o curso superior, a próxima decisão diz respeito à instituição de ensino onde você irá estudar. Em primeiro lugar, você deve conferir se o curso é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Do contrário, o seu diploma não será válido.

Outro aspecto importante do curso superior √© a nota do MEC. Todas as institui√ß√Ķes credenciadas recebem uma nota por meio de um exame realizado com os alunos para avaliar o rendimento deles. Entretanto, saiba que esses n√£o s√£o os √ļnicos fatores que voc√™ deve considerar.

Localização

Escolher uma institui√ß√£o pr√≥xima da sua regi√£o faz toda a diferen√ßa, sobretudo se voc√™ trabalha. Afinal, √© comum estudantes abandonarem o curso por conta da dificuldade de se deslocar diariamente. Isso √© tamb√©m o que motiva muitos a optarem pela educa√ß√£o √† dist√Ęncia.

Valor da mensalidade

Nunca avalie uma instituição pelo valor da mensalidade. Prefira conversar com os estudantes para saber o que acham sobre as aulas e o curso. Além disso, faça um planejamento financeiro para garantir que conseguirá pagar pela faculdade. Outra opção é procurar pelos programas de bolsa e financiamento estudantil.

Infraestrutura

Antes de se matricular no curso, conhe√ßa a infraestrutura da institui√ß√£o. √Č importante que a faculdade conte com espa√ßos como bibliotecas, laborat√≥rios de pesquisa e todos os equipamentos necess√°rios para o curso.

Como escolher o curso superior: uma etapa importante

Portanto, como escolher um curso superior? √Č fundamental que esta decis√£o seja feita de maneira consciente.¬†

Leve em consideração o passo a passo apresentado e descubra qual é a carreira que tem a ver com você com base em autoconhecimento e boas pesquisas!

E que tal ir além? Faça o download do e-book gratuito e descubra como sair pronto da faculdade para o mercado de trabalho.

como escolher um curso superior