Há quem saiba desde criança o que quer ser quando crescer. Mas esse não é o caso da maioria das pessoas. Pensando que as dúvidas sobre como escolher um curso superior são várias, por onde começar?

É o que você descobrirá a seguir. Veja qual é o ponto de partida e o que levar em conta ao escolher o curso e a instituição de ensino.

Vamos lá?

como escolher um curso superior

Como escolher um curso superior: comece pelo autoconhecimento

Antes de pensar sobre a carreira, olhar para si mesmo deve ser o primeiro passo dessa jornada de descobrimento. Para quem deseja entender como escolher um curso superior, algumas perguntas podem servir de guia:

  • O que você mais gosta de fazer? E o que não gosta?
  • Quais são suas maiores qualidades e defeitos?
  • É uma pessoa sociável ou prefere estar sozinho?
  • Quais são os assuntos que mais interessam a você?
  • Possui algum hobbie?

Imagine que você é ao mesmo tempo entrevistador e entrevistado. As respostas ajudam a identificar os principais aspectos que influenciam a escolha do curso. 

Embora a demanda do mercado de trabalho também deva ser considerada, de nada adianta escolher uma carreira que não tenha nada a ver com você.

Outra sugestão é começar a prestar atenção em como é sua personalidade, como lida com situações inesperadas e quais problemas tem facilidade para resolver. 

Assim, você consegue identificar se o seu perfil é mais analítico, criativo, espontâneo etc.

Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas?

Dentro de cada uma das áreas do conhecimento, há diversas carreiras e cursos diferentes. É por isso que, diante de tantas possibilidades, muita gente não sabe como escolher um curso superior. 

Para diminuir o leque de opções, conhecer melhor as características de cada área é uma ótima saída. Que tal?

Humanas

Como o nome sugere, as Ciências Humanas estudam os seres humanos, as relações entre eles e a sociedade. Esta é uma área geralmente escolhida pelas pessoas mais críticas, com um perfil questionador, curiosas e sensíveis aos problemas sociais.

Nos cursos de Humanas, os estudantes precisam ler bastante, interpretar textos, debater e encontrar soluções para diversas questões. Saiba que as carreiras de Artes também fazem parte desta área de conhecimento.

Entre os cursos mais comuns, estão: Direito, Administração, Jornalismo, Publicidade, História, Design, Pedagogia, Artes Plásticas, Geografia, Letras.

Exatas

Já as Ciências Exatas incluem os cursos que têm a Matemática como objeto de estudo ou ferramenta para resolver problemas. Estamos falando das Engenharias, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, entre outros.

Quem escolhe uma carreira na área costuma adorar Matemática e Física na escola. Além do gosto por números, ter um raciocínio rápido e interesse por tecnologia costumam ser atributos dos profissionais de Exatas.

Biológicas

Diferentemente do que alguns imaginam, as Ciências Biológicas não se restringem à Biologia, mas estão relacionadas a esta disciplina e também à Química. 

Quem se interessa por esta área do conhecimento tem como opção trabalhar no ramo da saúde humana e animal, pesquisa em laboratórios, entre muitos outros.

Afinal, ela inclui os cursos que lidam não só com o corpo humano como também com todos os seres vivos do planeta. Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, Biomedicina são algumas das graduações mais procuradas.

Como escolher um curso superior - carreira

Pesquisa de profissões: por que e como fazer?

Conhecer por alto as profissões não é suficiente para fazer a escolha do curso superior. Portanto, você deve se dedicar e reservar um tempo para isso. É preciso deixar a preguiça de lado, pois se trata de uma decisão importantíssima para o seu futuro.

Busque informação

Com a facilidade da internet, você não terá dificuldade para encontrar informações sobre as profissões. Mas lembre-se de tomar cuidado com sites duvidosos e dê preferência aos mais conhecidos. Veja quais habilidades são necessárias, como anda o mercado de trabalho, quais são os cargos oferecidos etc.

Converse com profissionais

Nada melhor do que falar com quem já está trabalhando para conhecer melhor o dia a dia da profissão. Se tiver algum amigo ou conhecido da família que atue na sua área de interesse, não deixe perguntar sobre a rotina, os desafios e tirar todas as suas dúvidas.

Outra maneira de encontrar as pessoas certas é participando de eventos da área ou entrando em fóruns, grupos e comunidades em redes sociais.

Consulte os cargos

Em todas as carreiras, os profissionais podem ocupar diferentes cargos. Por isso, entender como anda o setor, quais são as principais funções desempenhadas e que tipos de empresa contratam profissionais da área é fundamental. São detalhes que ajudam você a ter mais segurança sobre essa importante decisão.

Qual instituição de ensino escolher?

Depois de escolher o curso superior, a próxima decisão diz respeito à instituição de ensino onde você irá estudar. Em primeiro lugar, você deve conferir se o curso é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Do contrário, o seu diploma não será válido.

Outro aspecto importante do curso superior é a nota do MEC. Todas as instituições credenciadas recebem uma nota por meio de um exame realizado com os alunos para avaliar o rendimento deles. Entretanto, saiba que esses não são os únicos fatores que você deve considerar.

Localização

Escolher uma instituição próxima da sua região faz toda a diferença, sobretudo se você trabalha. Afinal, é comum estudantes abandonarem o curso por conta da dificuldade de se deslocar diariamente. Isso é também o que motiva muitos a optarem pela educação à distância.

Valor da mensalidade

Nunca avalie uma instituição pelo valor da mensalidade. Prefira conversar com os estudantes para saber o que acham sobre as aulas e o curso. Além disso, faça um planejamento financeiro para garantir que conseguirá pagar pela faculdade. Outra opção é procurar pelos programas de bolsa e financiamento estudantil.

Infraestrutura

Antes de se matricular no curso, conheça a infraestrutura da instituição. É importante que a faculdade conte com espaços como bibliotecas, laboratórios de pesquisa e todos os equipamentos necessários para o curso.

Como escolher o curso superior: uma etapa importante

Portanto, como escolher um curso superior? É fundamental que esta decisão seja feita de maneira consciente. 

Leve em consideração o passo a passo apresentado e descubra qual é a carreira que tem a ver com você com base em autoconhecimento e boas pesquisas!

E que tal ir além? Faça o download do e-book gratuito e descubra como sair pronto da faculdade para o mercado de trabalho.

como escolher um curso superior