Você colocou o curso de Engenharia Civil na sua lista de possibilidades de ensino superior. Porém, você ainda não tem certeza se esta é a área mais adequada para você? Calma! Continue a leitura e você vai saber se o curso de Engenharia Civil é o que você procura para a sua carreira.

O perfil do aluno

Para encarar o curso de Engenharia Civil é preciso estar preparado para números e muitas horas de estudo por pelo menos cinco anos (que é o tempo mínimo que essa graduação dura).

Não é possível definir um perfil único de como um estudante do curso de Engenharia Civil deve ser, porém, podemos te ajudar a refletir sobre coisas que você e essa graduação têm em comum. Estudar Engenharia Civil vai muito além de montar casas. O curso envolve afinidades com:

curso-de-engenharia-civil

  • Matemática, Física, Química, Estatística e Computação;
  • Profunda curiosidade sobre como as coisas são feitas, de simples ferramentas como alavanca até projetos complexos dos mais modernos aos antigos;
  • Colocar a mão na massa e se sujar;
  • Gostar de planejar antes de calcular;
  • Descobrir e testar novas tecnologias.

O que se estuda no curso de Engenharia Civil?

Como a mais tradicional das engenharias, o curso de Engenharia Civil reúne diversas disciplinas das Ciências Exatas como Cálculo Integral e Diferencial, Física, Estatística, Química, Álgebra e Geometria Analítica.

A grade curricular ainda tem matérias do eixo de Fundações e Solos como Geologia, Mecânica dos Solos, Topografia e Fundações. Outra área de estudo do curso de Engenharia Civil é relacionada ao Design, como Desenho Técnico, Desenho Arquitetônico auxiliado por Computador.

A graduação ainda intercala conhecimentos de outras engenharias, porém fundamentais para a prática de Engenharia Civil com disciplinas como Instalações Elétricas, Segurança do Trabalho e Ergonomia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos.

E, ainda são diversas disciplinas voltadas para a área de transportes como Construção de Pontes, Concreto Protendido, Estradas e Vias de Transportes Terrestres. E, como engenheiro não cuida apenas da obra, mas dos custos dela, também vê matérias como Economia e Gestão.

Áreas de atuação

Você já está se imaginando com o capacete amarelo na cabeça, uma planta baixa enrolada embaixo do braço e um prédio gigantesco sendo construindo no fundo, certo? Bom, se essa é a sua imagem do que faz um engenheiro civil, vamos melhor essa sua ideia do que quem passa pelo curso de Engenharia Civil realmente faz.

Pois bem, um engenheiro civil é responsável por tarefas como:

  • Ouvir o cliente para poder projetar, gerenciar e executar obras como casas, prédios, pontes, viadutos, rodovias, barragens etc.
  • Acompanhar todas as etapas de uma obra, desde a análise do solo que vão definir a fundação até os acabamentos.
  • Especificar as redes e os materiais usados para instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento.
  • Gerenciar as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, estoques, padrões de qualidade e de segurança.

[ENIAC]_CTA_2_-_Guia_definitivo-_As_5_melhores_engenharias

Como é o mercado de trabalho?

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o Brasil tem um déficit de 20 mil engenheiros por ano e 90% dos profissionais que passa pelo curso de Engenharia Civil está empregado. Ou seja, é uma área promissora em termos de empregabilidade.

A Catho Empresas sugere que a média salarial dos engenheiros civis vai de R$ 5.000,00 a R$ 11.000, dependendo do tempo de experiência, da região do país e da área de atuação do engenheiro.

Se você gostou deste conteúdo sobre o curso de Engenharia Civil, que tal se inscrever na nossa newsletter e receber as melhores notícias sobre carreira no seu e-mail?