Você é ótimo aluno em matemática e desde criança cuida com rédea curta do dinheiro que tem? Já leu “O homem que calculava do Malba Tahan” e decidiu que fazer contas é o trabalho dos sonhos? Com a hora de decidir pela faculdade chegando, é super importante levar em consideração aptidões e gostos pessoais. Dito isso, o que você acha do curso de Ciências Contábeis?

A gente sabe que ser um contador bem-sucedido vai muito além da habilidade matemática e da capacidade de ser organizado. E se você quer saber quais outras habilidades um bom profissional da área precisa desenvolver, o que se aprende no curso de Ciências Contábeis e quais são as possibilidades de carreira, este texto é pra você!

Qual o perfil do aluno de Ciências Contábeis

Obviamente, quem decide fazer o curso de Ciências Contábeis gosta de calcular! Mas, a habilidade de lidar com os números não é a única necessária de quem decide ser contador –– até porque programas de computador já calculam quase tudo. Então, quais capacidades um contador precisa ter? Algumas como:

  • Análise e interpretação de dados: aqui falamos de dados numéricos, relatórios de caixa, investimentos, entradas, saídas e regulamentações de taxas.
  • Boa comunicação: é função do contador “traduzir” a linguagem contábil para quem não é especialista no assunto.
  • Ética: É preciso seguir o Código de Ética do contador, manter sigilo e transmitir informações essenciais com responsabilidade.
  • Disposição para aprendizado constante: A legislação contábil está sempre mudando. Por isso o contador precisa estar disposto a aprender sempre.

curso-de-Ciências-Contábeis

O que o aluno irá estudar?

Durante o curso de Ciências Contábeis o estudante vai ver diversas matérias de Contabilidade, Cálculo e Matemática Aplicada. É contabilidade para todos os gostos como Introdução à Contabilidade, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Contabilidade Internacional etc.

Porém, o curso ainda amplia esse nicho tão específico como Direito Tributário e Trabalhista, Relações Institucionais, Filosofia e Ética, Gestão de Pessoas, Sociologia e Ciência Política e Auditoria.

O que faz o Contador?

Na prática, o trabalho do contador é analisar, gerenciar, registrar e controlar os impostos e fatos contábeis em empresas privadas, públicas, do terceiro setor seja como funcionário, empresa prestadora de serviços ou como consultor.

Outras atividades de quem passa pelo curso de Ciências Contábeis incluem legalizar empresas, fazer contratos sociais ou notificar encerramento de atividades profissionais junto aos órgãos competentes. Entre as funções do contador estão administrar custos, departamento pessoal e preparar declarações ao fisco, órgãos competentes e contribuintes.

O profissional de Contabilidade ainda gerencia o registro dos livros nos órgãos apropriados, elabora demonstrações contábeis e presta consultoria e informações gerenciais. Auditoria também é uma das atividades que podem ser exercidas por quem passa pelo curso Ciências Contábeis. Auditoria interna e externa, atender solicitações de órgãos fiscalizadores e realiza perícia.

O mercado de trabalho

Ainda que o cenário seja de crise econômica, toda empresa precisa de um contador para manter impostos e prestações de contas em dia. Segundo pesquisa da Catho, a média salarial de um contador no Brasil é de R$4631,28 mensais. Porém esse valor varia bastante de acordo com a região do país e a experiência do profissional.

Quer receber mais informações sobre carreiras e de graduações como essa, do curso de Ciências Contábeis? Se inscreva na newsletter e recebe estas informações direto no seu e-mail.