Vivemos em um mundo cada vez mais digital, conectado e dinâmico. Para dar conta de tantos avanços, os profissionais da área de TI têm se tornado muito requisitados. Diante dos diversos cursos, conhecer a rotina do Engenheiro da Computação ajuda a tomar uma decisão melhor.

Afinal, esse é um segmento em pleno crescimento e que traz bons resultados para quem tiver o perfil certo. Que tal descobrir se esse é o seu caso?

Conheça a rotina do Engenheiro de Computação e entenda melhor essa área!

Engenharia de Software, Ciência da Computação e Desenvolvimento de Sistemas: tem diferença?

Ao falar em atuação com tecnologia, parece que “é tudo igual”, não é? Mas a verdade é que cada curso tem suas particularidades e merece atenção especial. Para não se confundir na decisão, veja quais são as distinções entre três áreas — e que são bem diferentes da Engenharia da Computação!

[ENIAC]_CTA_2_-_Guia_definitivo-_As_5_melhores_engenharias

Ciência da Computação

Os estudantes mergulham em tudo o que é relevante sobre a computação. Além das linguagens de programação, rola bastante conhecimento sobre sistemas operacionais e até sobre modelos matemáticos.

Engenharia de Software

Quem segue por essa área passa a entender softwares e plataformas de forma muito profunda. Há um estudo intenso sobre programação avançada, criação de soluções e construções digitais — de sistemas de informação a jogos.

Desenvolvimento de Sistemas

Como o próprio nome revela, um desenvolvedor de sistemas é focado na criação de soluções funcionais. Embora tenha conhecimentos teóricos importantes, está mais ligado a uma atuação especializada.

rotina do engenheiro da computação

Como a característica híbrida da Engenharia da Computação afeta o cotidiano?

Já a rotina de um Engenheiro da Computação é bem diferente porque esse curso é uma espécie de híbrido entre a parte computacional e elétrica. Afinal, envolve a aplicação dos componentes no cotidiano. De celulares e computadores a sensores inteligentes e recursos automáticos, o engenheiro lida com todas essas questões.

A união entre Engenharia e Tecnologia

Para que isso seja viável, a grade curricular conta com matérias como Desenho Técnico, Eletricidade Aplicada e Física. Ao mesmo tempo, envolve Microcontroladores, Lógica de Programação e Algoritmos.

Então, o profissional da área lida tanto com as demandas elétricas, quanto de programação e computação.

Entre tantas opções, como é o uso de softwares básicos?

É claro que a parte computacional tem um peso muito grande na rotina do profissional, então há alguns softwares essenciais para as tarefas. Com eles, o engenheiro tem a chance de resolver problemas, otimizar funções e desenvolver alternativas.

Bizagi

É um ótimo programa para criar soluções de negócio por meio da computação. A modelagem de processos acontece de maneira simples e ainda facilita encontrar erros e problemas.

StarUML

Com uma programação eficiente, permite criar fluxos de tarefas e mapear processos, por exemplo. Como é open source, é gratuito e garante facilidade de uso.

MySQL

Atuante como gerenciador de banco de dados, utiliza a linguagem SQL e é um dos mais famosos do mundo. Além de em diversos programas, também atua em gerenciadores de conteúdo, como o WordPress.

Astah

Com muitas integrações, esse software ajuda a criar diagramas, mapas mentais e outros recursos. É ideal para a visualização de dados, que é um tema em alta atualmente.

rotina do engenheiro da computação

Afinal, o que o mercado procura nesse profissional?

Além de entender a rotina do Engenheiro de Computação, é essencial compreender quais são as expectativas quanto ao perfil profissional. Você poderá reunir as características necessárias e conquistar seu espaço no mercado de trabalho!

Capacidade lógica

“Pensar como uma máquina” é uma habilidade muito desejada. A grande capacidade lógica permite que o profissional programe com qualidade e use seus conhecimentos técnicos da melhor forma.

Multifuncionalidade

Já que a computação está em quase tudo, o profissional tem que ser capaz de resolver problemas em vários pontos. Ser multifuncional e versátil é essencial para usar diversas habilidades rumo ao sucesso.

Proatividade

O Engenheiro de Computação tem que entender os problemas e buscar caminhos mesmo se ninguém o disser para fazer. Também tem que ser proativo na hora de se manter por dentro das novidades.

A rotina do Engenheiro da Computação é repleta de tecnologia, desafios e desenvolvimento de soluções. Ao conhecer essa alternativa, você consegue definir se é a melhor proposta para a sua carreira!

E já que está aqui, baixe nosso e-book gratuito e descubra quais são as 5 melhores engenharias para cursar!