Você já decidiu que vai cursar Administração, mas a quantidade de pessoas que se forma nessa área te assusta? Segundo o Portal Administradores, essa graduação é a que mais registra formandos no Brasil. Ainda que o número de seja altíssimo e a concorrência ampla, o mercado de trabalho para administração oferece muitas oportunidades.

São cerca de 19 milhões de empresas ativas no Brasil. E todos esses negócios, dos mais diversos setores e de todos os portes, precisam de um administrador. Especialmente em tempos de crise, o profissional de administração é fundamental, pois além de pensar em gerar lucro, sua principal função é otimizar os recursos da organização.

Qual o papel do administrador?

O administrador é o profissional que resolve com estratégia os problemas de uma empresa. Mas não apenas os problemas. Também cabe a ele:

  • Entender profundamente o mercado em que atua e suas mudanças constantes;
  • Gerenciar recursos financeiros e humanos;
  • Planejar investimentos do negócio a curto, médio e longo prazo;
  • Organizar processos produtivos e de logística;
  • Analisar resultados e a situação do mercado para propor mudanças ou a continuidade de ações executadas.

mercado-de-trabalho-para-administração

Áreas de atuação no mercado de trabalho em Administração

O mercado de trabalho para Administração é muito amplo. Vai desde o setor privado, público e também organizações do terceiro setor. Conheça algumas funções que o mercado de trabalho para Administração oferece:

1.    Administrador de Empresas

Nesta função, o profissional vai executar essencialmente todas as funções que estudou, gerenciando um negócio como um todo, do planejamento de custos, produção, controle de pessoal etc.

2.    Administrador Financeiro

Nesta função, o administrador vai gerenciar os recursos financeiros da empresa, otimizando ao máximo suas entradas financeiras. Este trabalho também inclui otimização de recursos, controle de investimentos e análise/corte de gastos.

3.    Administração Pública

Atuando nesta área, o administrador será contratado depois de um concurso público ou em um cargo comissionado (também conhecido como Cargo de Confiança). Para atuar em administração pública, é preciso conhecimento legal profundo, porque instituições públicas possuem todo um sistema diferenciado de gestão e prestação de contas continuamente sob escrutínio público.

4.    Administração de Recursos Humanos

Aqui o foco será em pessoas. É sua função otimizar a contratação de pessoal, treinar funcionários, desenvolver planos de cargos e salários.

5.    Empreendedorismo

É o sonho de muitas pessoas que entram na faculdade de Administração ter o próprio negócio. Como dono de empresa, o administrador geralmente exerce as múltiplas funções para as quais foi preparado na faculdade e também acaba resolvendo problemas que não tem muita relação com o que estudou. Com certeza, um desafio instigante.

Como é natural, os melhores salários em Administração são em cargos de liderança ou altamente especializados em funções como controlador financeiro, chefe de departamento jurídico e gerente de vendas. Nessas áreas o salário pode variar de R$2.397 até mais de R$ 50 mil, dependendo, obviamente, do setor.

Uma escola de negócios

Gerir envolve capacidade de análise, interpretação, visão e escolha de prioridades. O bom administrador tem uma visão sistêmica de tudo que a empresa faz, quais as metas e o que é preciso fazer para alcançá-las.

A Escola de Gestão e Negócios do Eniac oferece conexões com novas metodologias e tecnologias em negócios num mundo em que as organizações precisam cada vez mais de pessoas flexíveis e capazes de liderar processos de mudança.

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho para Administração e outras áreas? Se inscreva na newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos.