Os alunos do Eniac estão inscritos XXXI Olimpíada de Matemática da Unicamp – IMEC/OMU, que tem por objetivo apoiar o trabalho dos professores em seu trabalho na preparação para novos desafios e conhecimentos, foi realizada a primeira fase em nossa Instituição no dia 30/05/2015 sob a coordenação da Professora Clara Freitas.

Programação geral da Olimpíada:

A Comissão Organizadora da XXXI Olimpíada de Matemática da Unicamp, apresenta sua edição com o Nível Alfa e o Nível Beta, que descrevemos abaixo. É importante ressaltar que teremos duas classificações finais em cada nível, uma para alunos das escolas públicas, rede municipal e rede estadual, e outra para alunos das escolas particulares, colégios técnicos e institutos federais de ensino.

Nível Alfa – 8º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. O Nível Alfa terá duas fases. A primeira fase será realizada na escola e a segunda fase será realizada na Unicamp. A segunda fase do Nível Alfa será na mesma data da terceira fase do Nível Beta. Esperamos dessa maneira motivar os alunos do ensino fundamental para uma formação diferenciada em matemática, visando não somente iniciar a preparação para a participação em uma olimpíada de matemática do ensino médio, mas adquirir uma melhor formação em matemática. O Nível Alfa é destinado aos alunos de escolas públicas e privadas.

Nível Beta – Ensino Médio. Destinado aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, seu principal objetivo é a motivação dos mesmos para o estudo da matemática em seus aspectos teóricos, de aplicações em situações práticas do cotidiano e a interdisciplinaridade com as diversas áreas do conhecimento. O Nível Beta, como nos anos anteriores, terá três fases, conforme o cronograma.

imageÉ importante ressaltar que a Olimpíada de Matemática da Unicamp procura incentivar os alunos no que concerne os seguintes requisitos no tratamento dos problemas apresentados: a formulação matemática do problema proposto, a clareza no raciocínio lógico, a justificativa para cada passo no processo de resolução de uma questão, a organização na apresentação da resolução de uma questão, o uso correto de unidades e figuras, quando for o caso, e a iniciativa de procurar soluções interessantes. As resoluções elaboradas com esses requisitos mostram certa maturidade do aluno em matemática. Além disso, uma resposta numérica correta não significa que temos uma boa resolução, ou uma resolução correta, e que deve receber a pontuação máxima.

 

 

Por: Eniac

Publicado em: 1 de junho de 2015

Categorias: Colégio
Tags: .