Você conhece a Cultura Maker? Sabe o que significa Movimento Maker?

No âmbito da educação, A Cultura Maker tem como principal objetivo ajudar a formar cidadãos a pensar “ fora da caixa ”, por meio de aulas colaborativas que favorecem o interesse e a criatividade do estudante.

Quando falamos em atitude maker, ou, faça você mesmo, em português, estamos nos referindo à ideia de produzir coisas com nossas próprias mãos e, de repente, reutilizar e consertar objetos, em vez de descartar ou comprá-los novamente. E é nessa hora que, literalmente, colocamos a mão na massa.

Esta cultura moderna baseia-se no princípio que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

No Centro Universitário Eniac, essa realidade já faz parte do cotidiano de muitos cursos e seus professores. Na busca por uma pedagogia que privilegie o protagonismo do aluno e favoreça a colaboração e criatividade, os estudantes estão participando de oficinas que corroboram as ideias desse movimento, no Espaço FabLab ENIAC.

Dentre os cursos que utilizam essa metodologia, destacamos o curso de Pedagogia do Eniac, já que os alunos estão muito familiarizados com essas atividades.

O semestre corrente de uma das turmas tem como objetivo o desenvolvimento de um currículo que esteja pautado na Cultura Maker, e que leve os estudantes a participar e criar oficinas para desenvolvimento de aulas mais práticas e dinâmicas, em que o faça você mesmo esteja presente.

Veja alguns dos registros dessas aulas que vêm conquistando os estudantes do Eniac e vai conquistar você também!!

 

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 4 de outubro de 2017

Categorias: Colégio, Educação
Tags: , , .