Alunos do Eniac do 1º ano do Ensino Médio visitam o Parque Cientec na USP, com objetivo de vivenciarem na prática os conteúdos aprendidos nas disciplinas: biologia, química física e geografia. Visita orientada pela Coordenadora Pedagógica Profa. Carol Araki.

Roteiro das Atividades:

– Geofísica

No Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. Aqui é possível conhecer a estrutura interna do nosso planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e muitas outras histórias fascinantes.

– Museu de Xilogravuras

A exposição “Uma Casa para a Xilogravura” é uma amostra do trabalho realizado pelo Museu Casa da Xilogravura – museu dedicado à arte da impressão com matrizes de madeira – que reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros, localizado na cidade de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo. A exposição faz uma breve apresentação da coleção do museu e pretende também trazer ao público os princípios da xilogravura, situando alguns dos traços distintivos da xilogravura de ilustração e da xilogravura de arte, seja em termos de técnicas e estilos adotados, seja em termos de seus usos e origens sociais, técnicas, cortes de madeira e ferramentas de trabalho.

A exposição “Uma Casa para a Xilogravura”, composta por 19 painéis, foi organizada pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo em 2013, como parte do processo de integração do museu à Universidade, que deverá assumir no futuro a responsabilidade pela instituição. Concebida no formato itinerante com o propósito de trazer ao público da cidade de São Paulo um pouco do que é o museu, essa mostra foi primeiramente apresentada em 2013 na sede do CPC-USP, a Casa de Dona Yayá. Neste segundo momento, agora no Parque CienTec, vem acompanhada de ações educativas que intensificam a experiência do público visitante. Além das visitas mediadas, é oferecida uma oficina gratuita de impressão xilográfica que permite que os visitantes experimentem a técnica da impressão com tinta sobre papel por meio da utilização de matrizes em relevo. As imagens das matrizes têm como tema a fauna e a flora do Parque CienTec.

– Meteorologia

A estação meteorológica mais antiga em atividade no Estado de São Paulo está localizada no Parque CienTec. Aqui os visitantes entram em contato com a meteorologia e conhecem um importante acervo de equipamento e registros históricos.

– Ciclo do Carbono e Mudanças Climáticas Globais

A “Trilha dos Ecossistemas” pretende ser um instrumento de apoio ao ensino tendo como princípios conceituais básicos (1) objetivos holísticos e transformadores, (2) transdiciplinaridade, (3) contextualização em relação a questões ambientais e sociais (4) interatividade e caráter lúdico. Suas aplicações são como atividade complementar ao ensino formal em ambientes informais ou atividade de educação ambiental em unidades de conservação.

É desenvolvida em estações com abordagens específicas distribuídas ao longo de trilhas no Ecossistema de Mata Atlântica, para um público acima de 12 anos em geral e alunos de ensino Fundamental II e Médio. Dentro do grande tema “Ciclo do Carbono e Mudanças Climáticas Globais”, são apresentadas noções de ciências, ecologia, biologia e química. A duração é de 1 hora. Estas e as demais disciplinas apresentadas de forma integrada dentro do grande tema (educação física, história e língua portuguesa) são baseadas na proposta curricular para o ensino Fundamental II e Médio do Estado de São Paulo.

A transposição do conteúdo é feita em dois níveis, um para ensino fundamental e um segundo para ensino médio.

O direcionamento filosófico é dado pelo “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis da Rio-92” e pela Filosofia Ambiental de Campo.

– Princípios da Física

O Parque CienTec conta com mais de quarenta aparatos interativos para demonstrações de princípios física, que são operados pelos visitantes acompanhados pelos nossos mediadores. Os aparelhos maiores, como o giroscópio humano e a concha acústica, estão distribuídos pelos jardins do CienTec. Os menores, apelidados de brinquedos de física, estão concentrados em um prédio próprio.

– Energias Alternativas

O CienTec tem um parque de equipamentos interativos para demonstrar a conversão de energia solar, eólica, hidráulica e mecânica em energia elétrica e calor. Esta atividade oferece uma oportunidade para pensarmos no consumo racional de energia e na importância de produzirmos energia com menores impactos no meio ambiente.
Laboratório de Óptica

No CienTec, você faz fotografias usando apenas uma lata furada e papel fotográfico. Além dos conceitos de óptica e fotografia, são apresentados experimentos sobre o funcionamento do olho humano.

– Solo na escola

Os solos nem sempre são lembrados quando se fala em preservação do meio ambiente, mesmo sendo um importante substrato para a vida na Terra. O projeto “Solo na escola” conta com espaço interativo com os principais tipos de solo, onde os visitantes podem observá-los ao microscópio e de muitas outras formas.

– Alameda Solar

A Alameda Solar é uma instalação ao ar livre, entre a portaria principal do Parque CienTec e o planetário. Esta representação artística do Sol, planetas e satélites, contém informações científicas selecionadas sobre cada um destes corpos celestes.

 

Confira imagens do passeio:

Por: Eniac

Publicado em: 29 de maio de 2015

Categorias: Colégio.