Para complementar o trabalho desenvolvido no Projeto Sthem – Tratamento do lixo, um grupo de alunos do sétimo ano, juntamente com os professores Janete Tinte Pereira e Rafael Lutero, fizeram uma visita em 27.06.2018, ao aterro sanitário de Guarulhos.
Os alunos foram recepcionados por um dos responsáveis pelo aterro que os levou até o local onde o lixo é depositado por caminhões e compactado por tratores para posteriormente ser aterrado. Em seguida, seguiram direcionados a tanques onde o chorume, resultante do processo de decomposição, fica armazenado para depois ser encaminhado até Barueri, onde será tratado. A visita foi finalizada com uma palestra ministrada por funcionários da prefeitura que fazem parte de um programa denominado Lixo Zero.
Foram abordados temas tais como: importância da reciclagem do lixo, para aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis); economia de recursos naturais; geração de renda para os catadores de lixo; entre tantos outros assuntos.
O aterro sanitário de Guarulhos foi inaugurado em 2001 e segundo estimativas deve chegar ao final de sua vida útil até o ano de 2019. O objetivo desta visita foi o de promover a conscientização e a sensibilização dos estudantes, em relação à produção de lixo e também aos danos causados ao meio ambiente.
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. 

Por: Igor Neves

Publicado em: 14 de setembro de 2018

Categorias: Colégio.