Cidadãos definem o futuro do país

 

No próximo domingo, dia 07 de outubro de 2018, milhões de brasileiros irão se manifestar – pois as eleições chegaram! – exercendo o seu papel de cidadão, e depositando sua esperança nas mãos de um candidato que acreditam que trará um futuro melhor para o país.  Com isso, diversas dúvidas: em quem votar?  Ou, ainda, a insatisfação e a falta de fé para com as propostas feitas por candidatos, deixa dúvida em grande parte da população: anular seu voto ou votar em branco?

Vemos essas opções como as melhores para mostrar a nossa insatisfação com o caminho que o país segue: somos tentados a anular o nosso voto ou, até mesmo, a votar em branco, mas, você sabe qual é a diferença entre votar em branco ou anular seu voto?

Muitas pessoas se encontram nesse dilema na hora de votar, se perguntando se o seu voto, realmente, será anulado ou se, realmente, irá ficar em branco, ou até mesmo ter a curiosidade de saber para onde, de fato, vai o seu voto. E é sobre isso que estarei detalhando neste post:  a diferença de voto em branco e voto nulo.

O voto em branco é aquele onde você, simplesmente, não manifesta preferência por nenhum dos candidatos e, apenas, aperta a tecla branco que tem na urna eletrônica e confirma.

O voto nulo, antigamente, era mais visto como uma forma de protesto, pois a pessoa digita números que não correspondem a nenhum candidato, “00” por exemplo, e logo em seguida confirma.

Portanto, essas duas opções de voto demonstram um descontentamento com os  candidatos da eleição.

Segundo o TSE ( Tribunal Regional Eleitoral) o sistema de apuração de votos envolve na contagem apenas os votos válidos, ou seja, aqueles que são destinados a um candidato específico e os votos inválidos, ou seja, votos nulos e brancos serão desconsiderados.

 

“Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente.

  •   Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.”

Por conseguinte, notamos que a história de que o voto em branco ou o nulo vai para o candidato que lidera a eleição é falsa. Vale sempre ressaltar a importância da conscientização na hora do voto, pois você irá lidar com essa escolha e suas consequências durante quatro anos.

O Burger King, assim como outras empresas, fez uma campanha, sem apoio a nenhum candidato específico, relacionada às eleições 2018.

Assista: Campanha Burger King 

  • Observação: mesmo que 50% da população vote em branco a eleição não será cancelada; serão apurados os outros 50% dos votos fazendo, então, com que se tenha um ganhador da eleição. Para definir o vencedor, são necessários 50% dos votos válidos mais um voto!

 

Texto: Giulia Rios – aluna do Ensino Médio do Eniac

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 4 de outubro de 2018

Categorias: Colégio, Educação
Tags: .