“Projeto Melhor Leitura

Ao observar ligeiramente as práticas de leitura de crianças e adolescentes, fica claro que os mesmos têm dificuldade de expressar suas experiências a partir da palavra, seja ela manifestada pela escrita e/ou oralidade.

Pensando nisso, o projeto “Leitura melhor viagem” busca criar um vínculo do jovem com a leitura, fazendo com que surja o interesse e encantamento pelo universo literário. Espera-se que o aluno não somente entenda a importância dessa prática em sua vida, mas também encontre nesta ação leveza, prazer e distração!

O projeto existe há anos e, na prática, os alunos perguntam quando haverá aula de leitura, aguardando ansiosos por este momento! Plantamos a sementinha do amor aos livros em sala de aula e contamos com a ajuda das famílias para regá-la! Desse modo, certamente teremos um lindo jardim: repleto de leitores assíduos e cidadãos com o dom da palavra e da escrita!”

Professora Nathalia Fajardo

 

“Missão quase impossível!

Tudo ao redor dos adolescentes e jovens de hoje oferece uma conexão 24 horas nas mais diversificadas redes sociais. Sendo assim, uma missão quase impossível fazer com que  estes deixem de lado estas infinitas possibilidades que o mundo digital oferece com tanta facilidade e  inseri-los num mundo de leitura de um livro que por vezes tem centenas de páginas, é cheio de palavras e letras inanimadas, e ainda mais, exige concentração para decodificá-las?

Realmente não é uma missão fácil, afinal, a concorrência é desleal, porém, aqui no Eniac, encontramos uma maneira de tornar essa tarefa possível através do projeto “leitura melhor viagem”. Neste projeto, uma mala de viagem repleta de livros paradidáticos dos mais diversos gêneros literários é levada para sala de aula, isso mesmo, uma mala. Os alunos escolhem os livros que desejam e começam a ler de uma maneira descontraída e sem pressão, mesmo porque, se o livro não interessar, ele pode trocá-lo a qualquer momento.

Dessa forma,  proporcionamos ao nosso aluno o contato direto  com diversos  gêneros discursivos e tipologias textuais presentes em livros de ficção, onde o aluno faz uma fantástica viagem ao mundo de ideias e desenvolve um conjunto de atividades ligadas ao senso crítico, que se inicia em sala de aula e que se encerra num ambiente digital, estimulando a leitura e a produção de textos.”

Professora Elaine Lima

Por: Leonardo Amaral

Publicado em: 1 de março de 2018

Categorias: Colégio.