O trabalho com a lógica e a programação fazendo a diferença na formação dos alunos do nosso Colégio

 

Os estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental estão vivendo uma grande oportunidade de aprendizado pelas mãos do professor Marcos Cárfora e seu Projeto Eniacs.

Trata-se de aulas de informática com o uso de softwares que desenvolvem o raciocínio lógico e a criatividade, além do uso de editores de textos, planilhas, apresentações e internet.

Nas aulas do projeto ENIACS, os alunos são levados a pensar de maneira lógica e, com isso, dão os primeiros passos para o aprendizado de programação de computadores e criação de jogos. Essas ações contribuem com o desenvolvimento da mentalidade matemática e de importantes habilidades nas crianças, preparando-os para profissões futuras que, talvez, ainda nem existam.

Os alunos recebem instruções para jogos digitais básicos, com movimentação via teclado, que aceitam a função touch e “rodam” em celulares e tablets.

Hoje, já existem vários jogos educativos em uso no ENIACS. Esses títulos são disponibilizados aos alunos que, ao final de cada aula, são levados a pensar na lógica de cada um deles, fazendo com que entendam como o computador “pensa” e “age”.

As oficinas utilizam a ferramenta Code.org sempre com foco na tecnologia como meio e não como fim, contribuindo de maneira decisiva com o desenvolvimento da mentalidade matemática e do raciocínio lógico.

A alegria e o envolvimento das crianças nessas aulas mais do que especiais podem ser vistos pelos rostos dos alunos que, além de desenvolverem habilidades e competências tão importantes na atualidade, aproveitam para se divertirem muito, afinal, quem não gostaria de viver momentos de aprendizado tão especiais, não é mesmo?

Acompanhem por este nosso canal mais notícias e novidades a respeito do Projeto ENIACS.

Por: Leonardo Amaral

Publicado em: 12 de março de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio.