Projeto ATUALIDADES: Alunos do Ensino Fundamental II discutindo problemas sociais

A equipe de professores do ensino fundamental II do Colégio Eniac está realizando um projeto que promove importantes discussões em torno de problemas sociais atuais e coloca seus alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado.

Cada professor conduz o projeto a partir das diretrizes de sua disciplina, sempre com o cuidado de promover a interdisciplinaridade com as demais unidades curriculares em torno do tema estudado.

Na última semana de agosto, a professora Elaine Lima, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa, finalizou uma importante parte desse trabalho com reflexões sobre o uso de drogas. Os estudantes deveriam buscar respostas para a pergunta “O que leva uma pessoa para o caminho das drogas?” e trazer essas respostas para discussão em sala de aula.

Os grupos, após o estudo e leitura de diferentes gêneros textuais sobre o tema, tinham que apresentar para os outros alunos suas conclusões e finalizaram com a produção de uma história em quadrinhos com final trágico, reforçando a dificuldade que as pessoas que se envolvem com drogas encontram para se livrarem do vício.

O trabalho com gêneros textuais pôde ser feito em sintonia com um problema real, presente na atualidade e que, infelizmente, atinge muitos jovens da nossa sociedade.

Promover a aprendizagem a partir de uma situação real é de extrema importância para estimular a conscientização e reflexão em nossos estudantes,  porque vai ao encontro dos preceitos da educação integral por meio da aprendizagem ativa.

Venha nos visitar e conheça mais sobre a nossa proposta pedagógica.

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 6 de setembro de 2017

Categorias: Colégio, Fundamental II
Tags: , , , .