Programa JEPP – Projeto “Atualidades” do 8º ano

Interdisciplinaridade & Empreendedorismo no tema “Drogas”!!

O Programa JEPP –  Jovens Empreendedores – Primeiros Passos parceria do Eniac com o Sebrae desenvolveu no 8º ano do Ensino Fundamental o Projeto “Atualidades”  com o tema Drogas’, que no início do segundo semestre, tinha o intuito de trabalhar com o tema de modo  interdisciplinar.

Ocorreu, inicialmente, na disciplina de Tecnologia – com a Professora Roseneide Marques Lopes, que trabalhou com os alunos da manhã, e Lucio Luzetti com os alunos da tarde. Outras disciplinas foram contribuindo, conforme o andamento do projeto. No caso,

  • História –  discutiu sobre a origem das drogas (Professora responsável Denise Baldin);
  • Ciências  – discutiu sobre os tipos de drogas e seus efeitos no organismo (Professora responsável Janete Tinte);
  • Geografia – pesquisou sobre o consumo por regiões e países (Professores responsáveis Aislan Feitosa e José Maurício Médici);
  • Matemática –  cooperou com a elaboração de gráficos e demais estatísticas percentuais (Professora responsável Vanderléia Regina Martins);
  • Língua Portuguesa – trabalhou diversos gêneros textuais que contemplavam o tema com leituras, discussões e debates, culminando em uma produção textual (Professoras responsáveis Elaine Lima e Nathalia Fajardo Maia);
  • Educação Física – refletiu sobre o tema “doping” nos esportes (Professor responsável Fábio Kao).  

Conforme ressaltou a Professora Roseneide  para a construção deste trabalho foram utilizadas várias técnicas, como o mapa mental – que foram desenvolvidos por todos os alunos das turmas da manhã e da tarde, dos 6º aos 9º anos: um diagrama que permite mostrar por meio de um gráfico os elementos envolvidos no processo, tais como expressão de ideias, compreensão e solução de problemas, ampliando a memorização e o aprendizado.

Outros elementos permitiram dilatar a base de conhecimento, como as ferramentas Canva, Piktochat, Google Apresentações e Prezi, para a elaboração das apresentações e o  GoConQr que possibilitou a construção do mapa mental.

De acordo com orientação do Programa JEPP os alunos dos oitavos anos teriam que incluir em seus trabalhos o tema Empreendedorismo Social.

Os dois oitavos anos do período matutino trabalharam com a construção de documentários e o 8º ano da tarde elaborou uma peça teatral sugerida pelo Professor Lúcio Luzetti – responsável pelo projeto do 8º ano como um todo.

Para a peça teatral dois grupos idealizaram roteiros e após votação elegeram o texto que contava a introdução do personagem no mundo das drogas. O teatro tinha que ser custeado de alguma forma independente, ou seja, eles teriam que arrecadar verbas e gerenciar o evento: controle financeiro (vendas de rifas), figurino e maquiagem, cenários, preparação dos atores, divulgação do evento, etc  A rifa idealizada por eles gerou uma arrecadação de R$600,00 que cobriu todos os gastos da produção.

A ação social empreendida foi uma campanha junto aos alunos do Ensino Fundamental II onde conseguiram  arrecadar mais de 80 pacotes de fraldas  entregues ao Lar dos Idosos situado em Bom Sucesso.

Os documentários e vídeos realizados a partir das pesquisas sobre o tema, ainda, incluíram entrevistas com profissionais especializados, usuários e familiares de drogados. Os resultados apresentados sob diversas formas criativas, como telejornais e clínicas de recuperação, ampliaram o contexto e a dimensão desse  campo.

O que pode-se inferir desse ‘Projeto Atualidades’ associado ao JEPP é que contribuiu para a construção de novos saberes. que permitiram identificar os perigos existentes nas diversas drogas  e suas consequências. Conforme os Professores Lúcio e  Roseneide salientaram, e eu fico também com esta certeza, foi uma experiência com tamanho engajamento que ficará presente na vida de todos alunos envolvidos.

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 20 de dezembro de 2017

Categorias: Colégio, Educação, Social
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