Estudantes do Ensino Fundamental  I e II do Colégio Eniac participam voluntariamente de Oficinas Maker junto ao FabLAB Eniac

Você acredita nisso? Pois é verdade! Eu conversei pessoalmente com os alunos e com seus responsáveis para saber sobre essa experiência.

 
Rhyan Soares dos Santos e a guru Tatiana

A mãe do aluno Rhyan diz que ele “chega em casa falando sobre tudo, e por ele iria todos dias, está cada vez mais responsável e dedicado a tudo”..

 

Não é diferente com o Heitor que, de acordo com a mãe, "está adorando….também não vê a hora de ir para o curso...fala de tudo que fez".

Os pais de Ester e Isaque, dizem que eles "estão amando, nunca vi crianças tão empolgadas pra ir à escola nas férias como eles estão….. eu e meu esposo estamos encantados quando ouvimos eles conversando e tentando explicar para nós o que aprenderam, é um tal de void setup, pin Mode, digital Write, voide loop (eles que escreveram, pois não fazemos ideia do que significa)... Saber trabalhar em equipe é muito bonito ... estamos impressionados com isso também.”

 

FabLab Eniac dispõe de uma série de Oficinas Maker, dentre elas, está a Oficina de Robótica, da qual participam, dente outros, Rhyan, Heitor, Isaque e Ester.

A Oficina de Robótica, conduzida pelos gurus do FabLAB Eniac tem como objetivo preparar os participantes para os campeonatos de robótica, para as feiras de ciências e, claro, para as suas vidas.

Por meio dessa oficina, os estudantes se colocam diante  de desafios, enraizados de teoria e tecnologias digitais atuais (impressora 3D, cortadora a laser, softwares para modelagem 2D e 3D) que, a princípio, só veriam em um curso técnico de nível médio ou superior. A diferença é que este contato acontece, predominantemente, de forma prática, com as 'mãos na massa' e 'quase como uma brincadeira'. Um momento lúdico que permite conhecer, trabalhar em equipe, errar e aprender a assumir seus erros, refletir sobre suas ações e, com isso, criar dentro de um ambiente colaborativo, onde a criatividade e a inovação não tem idade.

As Oficinas de Robótica estão divididas em três níveis, que variam de acordo com as modalidades de competição. Acontecem às 3ªfeiras, 5ªfeiras e sábados. Atualmente, 63 estudantes, entre Fundamental 1 e 2, participam dessas oficinas em horários determinados. Venha conhecer nosso espaço, ouse vivenciar novas experiências e seja maker por um dia. Agende no fablab@eniac.edu.br para participar de nosso Open Day.

Por: Simone Vianna

Publicado em: 12 de julho de 2017

Categorias: Colégio, Inovação
Tags: , , .