Já faz tempo que as professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II do Colégio Eniac, Elaine Lima (acima, com seus  estudantes) e Nathália Fajardo (abaixo, já com a mala pronta para sua próxima viagem) observam as práticas de leitura de crianças e adolescentes.

As professoras notaram que os mesmos têm dificuldades de expressar suas experiências a partir da palavra, seja ela manifestada pela escrita ou oralidade. 

Assim surgiu o Projeto  “Leitura a melhor viagem…” que, como o próprio nome sugere, promove uma viagem por meio da literatura. 

"O que procuramos por meio deste projeto é proporcionar ao nosso aluno um pequeno contato com alguns gêneros discursivos e tipologias textuais, presentes em livros de ficção e nos blocos conceituais das aulas de linguagens, em especial na disciplina de Língua Portuguesa", afirmam Elaine e Nathália.

As atividades de leitura, com início em sala de aula e nas dependências da biblioteca do Colégio Eniac, se encerram em ambientes colaborativos online, estimulando a leitura e produção de textos.

Para a Coordenadora Pedagógica Andressa Ruiz Novetti, "investir em disciplinas básicas, como Língua Portuguesa e Matemática é pressuposto para uma formação sólida, que melhora o desenvolvimento educacional em qualquer outro conteúdo ou disciplina ".

     

 

 

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 8 de maio de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Inovação
Tags: , .