Guia de profissões ENIAC

01 – Analista de Compras.

Nós do Centro Educacional Eniac, percebemos a forte evolução no mercado de trabalho e não precisamos ser videntes para ver o futuro das profissões, afinal no cenário que o Brasil se encontra, elas por si só estão se afunilando, mostrando qual vai conseguir se manter ou ficará em alta nos próximos anos. Sendo assim damos início a uma série de postagens diárias referentes ás 20 profissões que estarão em alta em 2018.

Se você ainda é estudante e está indeciso com o que seguir na carreira, acha que pode escolher a profissão errada e está com medo? Fique calmo! Preparamos um guia diário com as 20 profissões que vão dominar o mundo em 2018. Acompanhe essa incrível jornada que certamente abrirá seus olhos no horizonte. E não vá pensando que você vai ler as mesmas coisas de sempre ou que as profissões serão as mesmas, tais como: Engenharia, Medicina ou Arquitetura.

Garanto que vai se surpreender com o que preparamos! Então vamos deixar de delongas e partir ao que interessa começando por: Analista de Compras.

Perfil: Especializado em negociações com fornecedores, prospecção de novos e gestão de insumos diretos ou indiretos. Perfil com forte organização, além de forte influência e relacionamento com outros departamentos das empresas.

Por que estará em alta: A busca por novos fornecedores gera novas oportunidades que podem trazer redução de investimentos em itens de compras.

Analista de Compras.

Um Analista é o profissional responsável pela conferência e entrada da documentação das matérias-primas ou produtos na empresa cadastrando no sistema de materiais, assim como auxilia na aquisição de novos produtos ou serviços. É um funcionário necessário para manter a saúde financeira de uma companhia, em outras palavras deixa-la de pé.

O cargo de Analista de Compras mudou muito dentro de uma empresa, nos dias de hoje possuem uma função mais estratégica com visão para aumentar a rentabilidade e o mais difícil às vendas. Assim, a profissão começou a ganhar uma posição estratégica de atuação no mercado, por isso, o analista precisa estar interligado com todos os setores da empresa onde trabalha, participando de compras interno, estabelecendo estratégia de mercado e então negociando com fornecedores, na tentativa de obter preços melhores e mais competitivos.

Além disso, precisará sempre estudar a demanda de materiais para o setor administrativo da empresa, alocamento de recursos energéticos na produção e tentar buscar soluções estratégicas que visem os custos de funcionamento de uma empresa de modo geral. Em outras palavras, tudo isso se resume em:

 

  • Aumentar a rentabilidade diminuindo custos;
  • Otimizar custos de produção e manutenção da empresa;
  • Auxiliar o setor administrativo para redução de custos;
  • Negociar fornecedores com menor custo.

Sendo assim, o analista de compras será responsável por elaborar um processo de compras eficiente para a empresa que atua, garantindo a satisfação e gerando resultados.

Espero que tenham gostado e fiquem atentos, amanhã no mesmo horário exibiremos a segunda parte do nosso Guia de Profissão ENIAC. Não deixe de conferir e na o esqueça de compartilhar!

Até mais!

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 22 de agosto de 2017

Categorias: Colégio, Ensino Médio, Técnico
Tags: , , , , .