Quer conhecer os novos projetos de aprendizagem do Colégio Eniac?

Conversei com Andressa Barbosa, Coordenadora  Pedagógica do Curso Fundamental do Colégio Eniac para saber sobre seu trabalho desde que assumiu o cargo no início do semestre de 2017. Vários projetos, cada um com seu pressuposto, já estavam em andamento, mas a maior contribuição da atual coordenadora fica por conta de seu acompanhamento e envolvimento efetivo nesses projetos, sempre com vistas ao aluno como protagonista da própria aprendizagem. 

  • Projeto “Leitura melhor viagem” - tem como objetivo conquistar novos leitores e estimular o hábito da leitura através da introdução de autores e gêneros literários presentes em livros de ficção ou não. A novidade aqui é a presença de uma mala, repleta de livros, que conduz ao mundo da imaginação e da fantasia. Um momento de riqueza para conhecer e partilhar com os colegas o livro e gênero literário escolhido por cada aluno. Além de livros, este projeto também promove leituras da atualidade, por meio de jornais e revistas, cujos assuntos são trabalhados em aula, estimulando o pensamento crítico, a escrita, a diversidade de opinião entre outros. E viva a informação do dia a dia, não é mesmo?

  • Projeto “Cozinha Experimental e Lancheira saudável” –  busca estimular a apreciação, o gosto e o prazer pela comida saudável. Na Cozinha Experimental os alunos escolhem, preparam, saboreiam e partilham os pratos por eles elaborados. Com relação à Lancheira Saudável a escola contribui com sugestões de cardápios diários e nutritivos, orientados por nutricionistas especializados. Promoção de hábitos saudáveis, conceitos de higiene, intercâmbio família-escola e diversidade de sabores e culturas, tudo em um só lugar.  Uauuuu, que delícia!
  • Projeto ”Mascote” – é o xodó das crianças! Bichinhos de pelúcia são apadrinhados por cada classe, que escolhe seu nome, responsabiliza-se por ele, inclusive nos finais de semana e registra (fotos, desenhos, textos ) como foi a companhia do ‘amiguinho’ na rotina do ambiente doméstico. Esse cuidado com os mascotes estimula a participação familiar, a expressão dos bons sentimentos, da fantasia e imaginação, promove a escrita e leitura, compartilhamento com os demais, o que possibilita perceber a própria identidade e observar a diversidade dos que com ele convivem. O feedback dos pais é bastante positivo e seu envolvimento é fundamental  para apoiar a escola a criar laços afetivos através do lúdico e da aprendizagem prazerosa. Uhmm, que fofos!

Para a coordenadora Andressa o principal desafio para inovar a aprendizagem nos primeiros anos do ensino não está relacionado somente com o uso de aparatos digitais mas, sim “com a motivação dos professores para que sintam ‘encantamento’ pelo que fazem e que não sejam meros transmissores de conhecimento”.  

Entendi que no Colégio Eniac são inúmeras as oportunidades de aprendizagem para que os alunos amplifiquem a compreensão de diferentes conteúdos e aprendam para toda a vida.

Parabéns Andressa e professoras !

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 18 de maio de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Inovação
Tags: .