Mostra de projetos acontece na próxima semana, na Escola Politécnica da USP.

 

Com um projeto de otimização de cadeira de rodas, o Colégio Eniac é um dos finalistas da FEBRACE 2015, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada pela Universidade de São Paulo, através do LSI-EPUSP – Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica. “Prototipagem de Dispositivo Mecânico Otimizado, para Deficientes Físicos – Projeto Mercúrio” tem como pesquisadora a aluna do Eniac Bianca dos Santos Felix, do ensino médio integrado ao técnico em mecatrônica, e como orientador o professor Fernando Moraes Silva.

Premiado pela FECEG 2014 – Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos como “Melhor Projeto de Engenharia “Cadeira de Rodas”, o Projeto Mercúrio poderá visto durante a Mostra de Finalistas da FEBRACE 2015, que acontece a partir desta terça-feira dia 17 até o dia 19, no estacionamento da EPUSP – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380), na Cidade Universitária. No dia 20, ocorrerá a premiação dos vencedores. A entrada na mostra de projetos é gratuita e a visitação é livre e aberta a todo o público.

Segundo Bianca dos Santos, 16 anos, existem diversos projetos que falam de tecnologia hoje em dia, só que muitos deles não têm uma significância muito forte. “Aqui no Eniac, eles trazem uma proposta que é um seminário sobre inclusão social e mobilidade. Desse tema, nós pegamos os deficientes físicos, no caso, os paraplégicos, fizemos umas enquetes, umas pesquisas e percebemos que uma das principais dificuldades deles eram, realmente, o uso de sanitários, a locomoção e, também, a parte de encosto da cadeira. Então, pensamos em juntar tudo isso em um projeto só. Pegamos esse princípio e otimizamos à cadeira de rodas, transformando ela em uma coisa simples, acessível e, com certeza, funcional”, explica a pesquisadora, que faz parte da equipe de robótica, na célula de pesquisa do Eniac Innovation.

A aluna de mecatrônica acrescenta que o trabalho foi realizado em três etapas. “A primeira, nós já tínhamos o protótipo, que era uma ideia muito seca, muito bruta ainda. Na segunda, começamos a moldá-lo e fizemos vários testes, inclusive com um deficiente. E, por fim, chegamos ao produto atual, que terá bem mais melhorias”, informa Bianca acrescentando: “nós confiamos no projeto que temos, sabemos o ideal que nós trabalhamos, e não é só de inovar, mas é inovar e auxiliar essas pessoas que precisam da inovação, porque o conhecimento para mim não é nada se você não usar ele para fazer o meio que você vive um meio melhor. E é isso que fazemos aqui na célula de pesquisa, mas também na equipe de robótica e agora, também, com o projeto Mercúrio”.

 

Cadeira

 

FEBRACE – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP tem como objetivo estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A mostra de projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil, ocorre sempre no mês de março.

Todos os estudantes e professores que participam do evento recebem ao final do evento um certificado de participação. Além de medalhas e troféus para os melhores finalistas de cada categoria, os estudantes também podem receber equipamentos (computadores, aparelhos de dvd, scanner, câmeras fotográficas, palm tops, calculadoras), bolsas de estudo, estágios, certificados de diversas organizações em várias áreas científicas e algumas empresas, e demais prêmios concedidos com apoio das parcerias. A premiação da também concede o credenciamento para participação como finalista em outras feiras.

A Feira concede medalhas e troféu para os destaques nas seguintes categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia. Também recebem destaque os melhores finalistas em Votação Popular, Destaque em Criatividade, Destaque em Inovação, Destaque em Relevância Social, Destaque em Rigor Científico e Destaque em Empreendedorismo.

Por: Eniac

Publicado em: 17 de março de 2015

Categorias: Colégio
Tags: , , , .