O evento reunirá mais de 200 atletas de todas as equipes da cidade.

A programação contará com apresentações e “Troca de cordões”. O evento terá a presença de 15 atletas Eniac sob coordenação do Mestre Pererê. Segundo Fabio Kao, coordenador de Educação Física do Colégio Eniac, é um imenso prazer sediar um evento tão importante na categoria e ao mesmo tempo promover a integração entre atletas da modalidade.

Um pouco mais sobre a “Troca de cordões”:

O sistema oficial de graduação, que já existe desde 1972, foi idealizado pelos grandes mestres do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Tem sua fundamentação nas cores da Bandeira Nacional, estabelecida de forma lógica, sendo a primeira cor o verde, depois o amarelo e o azul. A cor branca só entra no nível de mestre. A relevância da importância da fundamentação desta graduação é que como a Capoeira é um esporte genuinamente nacional, nada mais justo e patriótico do que estabelecer as cores nacionais para se graduar. A idéia da regulamentação da Capoeira surgiu no II Simpósio Sobre Capoeira, realizado em 1969, em Campo dos Afonsos – RJ, com a presença de pessoas de renome e mestres de Capoeira, principalmente dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia e de São Paulo.

A princípio, a proposta do Simpósio era definir e unificar a Capoeira sem que a mesma sofresse qualquer tipo de perda relativa às suas tradições.
A partir daí, ficou decidido que a Confederação Brasileira de Pugilismo organizaria o projeto através de sugestões e trabalhos de pessoas envolvidas com a Capoeira.Finalmente, em 26 de dezembro de 1972, o Regulamento Técnico da Capoeira foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desportos.

Nível de aluno

1º Estágio – Cordão verde (aluno) permanência 1 ano
2º Estágio – Cordão amarelo (aluno) permanência 1 ano
3º Estágio – Cordão azul (aluno) permanência 1 ano
4º Estágio – Cordão verde-amarelo (aluno) permanência 1 ano
5º Estágio – Cordão verde-azul (aluno) permanência 1 ano
6º Estágio – Cordão amarelo-azul (aluno Instrutor) permanência 2 ano
7º Estágio – Cordão verde-amarelo-azul (aluno Formado) permanência de 2 a 3 anos
8º Cordão branco-verde (Monitor) permanência de 3 a 5 anos
9º Cordão branco-amarelo (Professor) Titulo postulado pelo trabalho realizado na Capoeira
10º Cordão branco-azul (Contra Mestre) Titulo postulado pelo Mestre responsável do Grupo.
11º Cordão branco (Mestre) Titulo postulado pelo reconhecimento dos Mestres mais antigos da Sociedade Capoeiritica

Por: Eniac

Publicado em: 21 de maio de 2014

Categorias: Colégio
Tags: , , .