Encerrou-se ontem o Torneio Paulista Juvenil de Robótica na USP (campus de matemática e estatística IME), com a participação de 13 escolas de ensino fundamental e médio. Escolas renomeadas como Colégio Rio Branco, Objetivo, Etapa, Drummont, Dante Aligieri entre outros, formaram os times que enfrentaram-se em diversas modalidades e desafios. Das 12 modalidades em disputa o Eniac participou de 9, com os seguintes resultados:  “Eniac Challegers” foi campeã em Robo sumo 40 cm, Viagem ao centro da Terra e Dança.  Alem de 5 vice campeonatos.

O grande destaque ficou por conta da final robô sumo 40 cm, no qual fizemos uma dobradinha campeã e vice com final Vex x Lego, o Robô viagem ao centro da terra  com o título no nível 2 e o vice no nível 1, sendo que nesse o Eniac estabeleceu o recorde no quesito tempo de  percurso e resgate 55 seg. contra 1:35 min. do campeã.

A equipe feminina do Ensino fundamental conquistou o primeiro lugar na categoria “dança” considerado pelos organizadores a competição mais difícil, pois engloba programação e sincronismo, já que os competidores dançam junto com o robô, a equipe Eniac alcançou 55 pontos dos 60 possíveis e foi muito elogiada pela comissão avaliadora.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino médio Integrado ao técnico foram a grande atração do evento, com os projetos bengala sensoriada e as lixeiras sustentáveis os alunos chamaram a atenção e foram convidados para a amostra de ciência sustentável que deve ocorrer em novembro no Colégio Objetivo.

As equipes Eniac Challengers Junior e a Eniac Challengers High School entraram para o cenário juvenil robótico e foram convidadas para o próximo evento que deve contecer em Minas Gerais. “A postura de nossos alunos e lideres durante o evento valores como humildade, respeito, educação e espírito solidário de equipe estiveram o tempo todo presente e fizeram o diferencial perante outras equipes” diz o professor Douglas dos Reis.

Confiram abaixo a classificação do Eniac em cada modalidade:

  • Sumô 20 cm – Ensino Médio – 2º Lugar
  • Sumô 40 cm – Ensino Fundamental – 1º Lugar / 2º Lugar
  • Viagem ao centro da terra Ensino Fundamental – 2º Lugar
  • Viagem ao centro da terra Ensino Médio – 1º Lugar
  • Sumo 20 cm nível Ensino Fundamental – 3º Lugar
  • Sumo 40 cm nível Ensino Médio – 2º Lugar
  • Dança nível Ensino Médio – 1º Lugar
  • Dança nível Ensino Médio – 2º Lugar

Fonte:TV Eniac

Por: Eniac

Publicado em: 15 de agosto de 2011

Categorias: Colégio.