Elementos de Educação Matemática

Como professor de Matemática e pesquisador em Educação Matemática, pretendo tratar neste canal assuntos relacionados a esta área, esperando com isto contribuir com todos os interessados pelo fascinante mundo matemático. E para começar, vamos refletir sobre avaliação da aprendizagem em Matemática e análise de erros.

A avaliação deve dar oportunidade para os alunos demonstrarem o que podem e sabem fazer, e não apenas evidenciar o que eles não sabem.

Geralmente, o erro é visto de forma negativa, fruto do descuido ou da falta de conhecimento. A noção de obstáculo epistemológico concede ao erro um papel importante enquanto revelador de dificuldades a serem trabalhadas para aquele que pretende entender melhor o processo cognitivo.

Um erro que parece pequeno pode trazer inúmeras dificuldades embutidas. Entender qual é o problema, discuti-lo com os alunos a partir das respostas para se construir novas perguntas, podem esclarecer dúvidas não resolvidas que, por vezes, arrastam-se por anos.

A avaliação deve ser entendida em seu caráter formativo. Deve ter sempre a preocupação com a aprendizagem dos alunos, ajudando-os a aprender e colaborando com o trabalho do professor. A avaliação só tem sentido se estiver contribuindo para melhorar a aprendizagem e se puder informar ao educador em que condições ela está acontecendo.

Em nosso próximo encontro vamos discutir sobre as funções da avaliação para o educador e para o aprendiz.

 

 

Prof. Me. MASOLA, Wilson de Jesus

 

Por: Caique Oliveira

Publicado em: 24 de agosto de 2017

Categorias: Colégio, Educação, Educação Infantil
Tags: , , , , .