Estimulados pela profunda revolução que nossa sociedade atravessa e com vistas ao desenvolvimento de habilidades voltadas para as questões do futuro, surge a educação 4.0.

Estamos vivendo uma grande revolução na educação, que pretende colocá-la em pé de igualdade com os gigantescos avanços tecnológicos que assistimos atualmente. O modelo tradicional de ensino, aquele que ainda é utilizado pela imensa maioria das Instituições de Ensino Brasileiras, está defasado cerca de 200 anos em relação a realidade do século XXI.

Estima-se que dois terços de nossas crianças atuarão em profissões que ainda sequer existem. O avanço tecnológico e a necessidade de se desenvolver novas aptidões provoca uma imensa revolução no âmbito educacional, dando espaço para o surgimento do que chamamos Educação 4.0.

Não é a toa que o Colégio ENIAC, antenado com as mais novas tendências educacionais propicia a seus estudantes, há cerca de 3 anosuma preparação mais eficiente para esse novo mundo 4.0

Engana-se quem acredita que a Educação 4.0 diz respeito apenas a implementação de novas tecnologias no currículo. Obviamente, a inserção de inovações tecnológicas fazem parte dessa revolução, mas a principal mudança acontece na maneira como se instrui o aluno.

Confira abaixo as principais tendências da educação 4.0:

  • O professor deixa o papel de transmissor absoluto do conhecimento e passa a ocupar o papel de mediador do processo de ensino/aprendizagem. Quem conhece o ENIAC, sabe que as metodologias ativas de aprendizagem há muito possibilitaram essa transformação em nossos professores, que apoiam a construção do saber pelo protagonista desse processo: nosso aluno!
  • A aprendizagem agora acontece por meio de projetos interdisciplinares, onde existe intensa aplicação de tecnologia, robótica e programação. Aqui no Eniac, essa realidade já nos rende frutos de destaque como prêmios em campeonatos de robótica e participações em feiras de ciências de destaque nacional e internacional.
  • Inserção do senso empreendedor e consciência global e cívica desde os anos iniciais da educação escolar. Isso acontece no ENIAC desde o Ensino Fundamental, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em parceria com o SEBRAE. Nessa iniciativa, os alunos trabalham, em times, em pequenos projetos. Durante o Ensino Médio, o foco passa a ser no desenvolvimento de negócios reais, como uma Star-up. Em 2017, nossos alunos desenvolveram uma feira de empreendedorismo e de profissões para divulgar seus negócios e buscar parcerias e apoiadores. O ensino do Empreendedorismo no Colégio Eniac não tem apenas como objetivo a formação de um estudante capaz de realizar seus projetos, sua carreira e seus sonhos e sim a formação de um cidadão conectado e pronto para propor soluções aos desafios de sua comunidade e do mundo.

#orgulhodesereniac

 

 

 

Ana Bondioli

Por: Ana Bondioli

Publicado em: 8 de junho de 2018

Categorias: Colégio, Educação, Inovação, Notícias
Tags: .