Por iniciativa de um grupo de alunos do Colégio ENIAC, um projeto que originalmente seria de ciência (no caso, a química)  voltado à reciclagem de óleo de cozinha, acabou virando projeto para a criação de um empreendimento sustentável de impacto sócio ambiental.

Tudo começou com o desenvolvimento do projeto STHEM - sigla para ciência (science em inglês), tecnologia, humanidades, engenharia e matemática - que os alunos do colégio ENIAC executam a cada semestre, exercitando a capacidade de aprender por meio da prática, bem como de usar conhecimentos criativamente para a solução de problemas reais.

O projeto, desenvolvido por Maria Eduarda Sá, Carol Freire, Aline Contrera,Miguel Guimarães e João Victor Alves, alunos do 2º ano B, do Colégio ENIAC em Guarulhos, trata de produzir sabonete 100% natural, saudável para a pele e isento de produtos químicos. Ingrediente importante do produto é a cêra de abelha, a ser adquirida de pequenos apicultores, da rede das abelhas com o apoio* da ONG SOS ABELHAS SEM FERRÃO. (www.sosabelhassemferrão.com.br) que trabalha com resgate de colméias e aumento da população de abelhas no Brasil.

O apoio* inicial da BEESINESS com a ONG já está acertado! E começa pela divulgação bi-lateral do trabalho de repopulação de abelhas, tão fundamental para a agricultura.

Com o apoio à rede da ONG e seus apicultores e a divulgação do trabalho de resgate e repopulação de abelhas, aliada à criação de uma fórmula 100% inofensiva ao ambiente e  saudável para a pele, a Beesiness nasce pensando ‘fora da caixinha’ e voltada ao empreendedorismo sustentável com propósito de impacto sócio-ambiental, alinhado com os objetivos da ONU para o Milênio.

A Beesiness não apenas tem PROPÓSITO, já tem PROJETO e também MODELO DE NEGÓCIO preliminares, para ingressar na próxima fase, de pré-incubação.

Parabéns aos alunos!!!

Texto de Ingrid Klein e alunos do projeto

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 9 de novembro de 2018

Categorias: Colégio.