Novas metodologias, espaços e tecnologias: uma experiência para o dia a dia dos professores do Colégio Eniac

Na semana de 24 à 28 de Julho de 2017 aconteceu a Jornada Pedagógica do Colégio Eniac. Durante essa jornada, além do tradicional planejamento de início de semestre, aproximadamente, 50 professores puderam experimentar novas experiências de aprendizagem, junto ao Espaço Maker do Eniac. As atividades makers podem ser concebidas como um ferramental imprescindível dentro dos atuais métodos de ensino e aprendizagem!

A experiência, cuidadosamente, preparada para os professores envolveu conteúdos modernos e metodologias adequadas para se trabalhar o necessário e apresentar a cultura do "mãos na massa", de tal modo que possam incorporá-la no dia a dia de suas atividades pedagógicas.

Talvez você possa perguntar para si mesmo: 1) Porque fazer? 2) O que fazer? e 3) Como fazer dentro desses espaços?

O que justifica essa nova experiência é a intenção de garantir que as pessoas experimentem novos métodos de fazer e aprender, também, que se capacitem para novas formas de trabalho, linguagens e comunicação. É fato que o que fazer depende da criatividade e do conhecimento de cada um, no entanto, é possível afirmar que ao final de cada experiência o usuário do FabLab sai com um produto idealizado e construído com suas próprias mãos. O uso de seus recursos comportam-se na medida da necessidade do produto idealizado e diversos deles estão disponíveis, como impressoras 3D, cortadoras a lasers, softwares de modelagem etc. 

Sim, sabemos ! Nem todos possuem conhecimento para lidar com esses recursos. Este, no entanto, não é um problema, pois no FabLab do Eniac, seus gurus-makers estão prontos para ajudar nossos professores e seus alunos à "mergulharem" nesse universo.

Podemos afirmar que só haverá uma mudança de atitude quando cada um de nós se sentir motivado e disposto a aceitar e abraçar, realmente, novas metodologias ativas de aprendizado que, dentre outras muitas coisas, nos concede maior autonomia, a mesma que queremos para os nossos alunos. Entendemos, ainda, que uma atividade no maker dará uma nova dimensão à aprendizagem, tornando-a interativa, atrativa e realista.

 

Por: Simone Vianna

Publicado em: 28 de julho de 2017

Categorias: Aprendizagem Ativa, Colégio, Inovação
Tags: , , , .