Alô Alô entusiastas da matemática!

Quem é apaixonado(a) por matemática sabe o quanto ela está presente em nosso dia a dia, no nosso corpo, na nossa casa, na natureza....

Pensando nisso, o Colégio Eniac incentiva seus alunos no aprimoramento dessa ciência. Exemplo disso é a participação em diversas Olimpíadas, como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), hoje unida com a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), a IMO (Olimpíada Internacional de Matemática, da sigla em inglês), a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e a Olimpíada Canguru.

Todas essas olimpíadas possuem regras diferentes para participação. A Canguru de Matemática, por exemplo, visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que aprender matemática pode ser interessante, útil e até mesmo divertido. Bem “democrática” esta olimpíada não é mesmo?

No Colégio Eniac, a partir de organização realizada pelo Coordenador do Núcleo de Exatas, professor Rodnil Silva, e orientados pelos professores Victor Haony e Vinicio Boscatto, os alunos participam de oficinas de preparação para todas as olimpíadas de matemática.

As oficinas incluem plantão de dúvidas, desenvolvimento online na plataforma Khan Academy e encontros presenciais orientados por listas de exercícios onde são discutidas, de forma interativa, estratégias e maneiras para resolução de exercícios.

Professor Haony e alunos do Ensino Fundamental do Colégio Eniac

 

Em 2016, a Canguru premiou quatro de nossos alunos e obtivemos também um prêmio na OBA.

Na última edição, a de 2017, oito alunos do Colégio Eniac foram premiados com medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática:  uma de ouro, três alunos de prata e quatro de bronze.

Parabéns aos alunos e professores envolvidos nesta ação tão importante para fazer da matemática uma ciência que se difunde, mais e mais, em meio aos nossos jovens estudantes brasileiros.

Você sabia que o nome desta olimpíada é uma homenagem à Austrália, primeiro país a estimular e iniciar a premiação em matemática? Foi criada há mais de 20 anos e hoje já conta com a  participação de 56 países, totalizando mais de 6 milhões de alunos participantes que são divididos por diferentes categorias etárias.

 

Por: Miriam Barcellos

Publicado em: 30 de maio de 2017

Categorias: Colégio, Inovação
Tags: , , .