Além de entender a importância de estudar outro idioma, é essencial reconhecer a necessidade de demonstrar proficiência. Um certificado de língua inglesa tem exatamente essa função e ajuda a conquistar uma vida acadêmica com mais oportunidades.

Ao mesmo tempo, não existe só um tipo. Cada possibilidade tem propósitos, particularidades e validades diferentes. Então, explorá-los é indispensável para escolher qual se adéqua à sua realidade.

A seguir, confira quais são as distintas opções de certificado de língua inglesa e veja como funcionam!

TOEFL

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é um dos mais conhecidos e completos e visa a avaliar a proficiência geral de um falante da língua inglesa.

Tipos de teste e validade

A prova de maior popularidade se chama TOEFL iBT e inclui baterias de leitura, compreensão oral, escrita e conversação. Cada área tem 30 questões, somando 120 pontos. A validade é de 2 anos.

Realização da prova

Os testes são feitos em cidades e datas selecionadas, ao longo do ano. A avaliação é imparcial e padronizada.

Propósito de obtenção

É um certificado de língua inglesa muito utilizado por estudantes que desejam entrar em instituições dos Estados Unidos. Cada faculdade estipula um resultado mínimo para a aprovação.

Países que aceitam

O certificado é aceito nos Estados Unidos, no Canadá, na França, na Alemanha e outros países da Europa e da Ásia.

certificado de língua inglesa

IELTS

Sigla para International English Language Testing System, foi desenvolvido pela Cambridge University e ajuda a medir a capacidade de uma pessoa na língua inglesa.

Tipos de teste e validade

Assim como o TOEFL, ele é realizado em quatro baterias: de escrita, compreensão oral, expressão oral e leitura. A nota vai de 0 a 9, sendo esse número o mais alto. A validade é indeterminada.

Realização da prova

É executada de maneira agendada e, inclusive, é possível fazer a avaliação oral em um momento separado. Um avaliador é o responsável por essa etapa, em vez de ser por meio do computador.

Propósito de obtenção

É um certificado obtido, principalmente, por quem vai fazer intercâmbio para estudar ou trabalhar fora. Também é condição obrigatória para a migração em alguns países.

Países que aceitam

Aceito em boa parte do mundo, o IELTS é especialmente requisitado no Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália, além de funcionar nos Estados Unidos e em toda a Europa.

Cambridge

Já a certificação de língua inglesa Cambridge ajuda a graduar o conhecimento em níveis que vão do básico à proficiência.

Tipos de teste e validade

Dividido em quatro partes, oferece resultados com uma escala que varia com cada nível. Quanto maior ele for, maior será a pontuação para atingir a proficiência. A validade é indeterminada.

Realização da prova

A avaliação depende da escolha do nível e dá origem a um certificado específico de cada faixa. Tudo é feito em um dos locais autorizados.

Propósito de obtenção

É muito utilizado por quem deseja obter uma bolsa de estudos no exterior, além de favorecer a obtenção de vistos e a colocação no mercado de trabalho.

Países que aceitam

Instituições de mais de 130 países aceitam o teste, com destaque para Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

A ligação entre certificado de língua inglesa e graduação bilíngue

A graduação bilíngue pode ser feita no Brasil e inclui diversas aulas em inglês. Essa é uma abordagem que aumenta a proficiência no idioma e prepara o estudante para fazer o teste e para uma experiência internacional.

Ao atestar a capacidade de falar a língua, o graduando amplia as probabilidades de ter uma bolsa de estudos ou de fazer um intercâmbio. Também desenvolve habilidades importantes no perfil profissional, o que eleva a diferenciação e as chances de obter um emprego.

O certificado de língua inglesa é um documento fundamental para indicar a capacidade de se comunicar dessa forma. Com a graduação bilíngue, é ainda mais fácil obtê-lo e conquistar bons resultados.

Se quiser que os seus estudos sejam imersos nesse idioma, conheça a modalidade de graduação premium e prepare-se para aprender em duas línguas!