Mesmo que a sua renda não seja suficiente para bancar uma graduação, saiba que você não precisa desistir de fazer uma faculdade. Isso porque você pode conseguir uma bolsa de estudos para estudar de graça ou pagando bem menos.

Quer descobrir como? Entenda primeiro como o benefício funciona e conheça as principais opções de bolsa disponíveis.

O que é uma bolsa de estudos?

A bolsa de estudos é uma das formas de pagar a faculdade. O objetivo principal é ajudar os estudantes a ingressar no Ensino Superior e ter condições de concluir o curso. Algumas pessoas imaginam que o benefício sempre cobre todo o valor da mensalidade, mas não é bem assim.

A concessão de bolsas pode acontecer de diferentes maneiras. Uma delas é a cobertura integral, ou seja, de 100% da mensalidade. Há ainda as chamadas bolsas parciais, que cobrem uma porcentagem do valor do curso.

A opção menos comum é quando o auxílio é dado em dinheiro para que o estudante custeie parte dos gastos. Além da mensalidade, o valor pode ajudar a pagar o transporte, materiais, alimentação, entre outros.

Quais as vantagens e como concorrer a uma bolsa?

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as questões financeiras são um dos principais motivos que levam os estudantes a largar a faculdade

Muitos também trancam o curso por não conseguirem arcar com o valor da mensalidade. E retornar pode ser uma tarefa difícil.

A bolsa de estudos existe justamente para evitar esse tipo de problema, além de facilitar o ingresso de quem não teria condições nem de começar a graduação. 

Mas benefício?

Há diferentes tipos de bolsa oferecidas tanto pelo governo quanto por instituições particulares. As condições e exigências para conseguir uma variam bastante. Por isso, é preciso pesquisar antes de se candidatar.

bolsa de estudos - opções

Confira as opções de bolsa de estudos

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo que oferece bolsas parciais e integrais para estudantes de baixa renda. Para concorrer ao benefício, é preciso ter estudado na rede pública durante o Ensino Médio ou como bolsista em colégio particular.

Ainda, o estudante deve ter feito o Enem e tirado pelo menos 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação. Também é preciso comprovar que a renda familiar é igual ou inferior a três salários mínimos.

Faculdade particular

A maioria das instituições privadas oferece bolsas para os estudantes. Nesses casos, os critérios variam bastante. Geralmente, o benefício é dado a estudantes de baixa renda e/ou que tenham um bom desempenho escolar. 

Não deixe de consultar a faculdade onde você pretende estudar para tentar conseguir uma bolsa de estudos!

Iniciação científica

Outro jeito de conseguir o auxílio para custear a faculdade é por meio da iniciação científica. 

Depois de começar a graduação, o estudante pode se dedicar à pesquisa acadêmica, orientada por um professor. Como os critérios variam, o melhor é consultar a faculdade para entender como funciona.

Bolsa de estudos: torne seu sonho possível!

Portanto, a bolsa de estudos é uma ótima saída para quem precisa de ajuda para bancar o curso. Pesquise, entre em contato com a faculdade e não desista de continuar os estudos!

Este post convenceu você de que é possível fazer uma graduação? Conheça agora 8 formas de pagar a faculdade.