Aprendizagem Ativa não é exclusividade das escolas

Mais uma ação ativa dentro dos cursos de Gestão, dessa vez, mediada pelas professoras Nanci Horácio e  Silvia GuberovicO start dessa ação aconteceu durante uma aula de Avaliação de Desempenho, cuja discussão era a importância dos treinamentos no desenvolvimento de pessoas e como grandes empresas investem nas Universidades Corporativas para atrair, desenvolver e manter os melhores talentos.

E foi assim que, estimuladas pelos vídeos e discussões acerca do tema, as alunas Michelli Ketney F. Vianna e Mirelle Silva de Oliveira,  ambas do curso Tecnólogo em Gestão de  Recursos Humanos,  protagonizaram todo o processo de contato junto ao Open Day McDonald’s: desde a organização,  inscrições da turma e professoras e transporte para o local, que aconteceu em 10 de maio na Hamburguer University (HU) - Barueri , SP.

Logo de início, nossos estudantes conheceram a cozinha do McDonald’s e acompanharam, em tempo real, os processos do Big Mac e das batatas fritas. Lá, aprenderam que a esse processo estava associado o 1º indicador de desempenho de colaboradores e que todo processo deles está conectado a um programa gamificado para a Avaliação de Desempenho por Competências.

Cabe lembrar que, o colaborador que nos mostrou tais processos estava muito feliz em nos receber.  Quer saber por quê? Porque se ele está nesta função, de facilitador do Open Day, já faz parte dos "melhores talentos".  Isso significa, dentre outros, evolução de sua carreira, pontuação no PPR (Programa de Participação de Resultados), avanço em suas  trilhas de aprendizagem (treinamentos) e o alcance à funções mais elevadas de coordenação e gestão.

Na sequência, como ponto alto da visita, nossos estudantes participaram de um workshop sobre a história da implantação da McDonald’s University. Também, sobre consultorias e trilhas de aprendizagem, e ainda, sobre a nova reestruturação da HU 2.0, que tem como pressuposto a ampliação dos caminhos de aprendizagem e oportunidades de desenvolvimento em diversas áreas de atuação. Para tal, utiliza-se de uma plataforma unificada, a McCampus, que integra e dá suporte às quatro escolas da universidade, são elas:

  • Escola de Excelência operacional: desenvolver competências operacionais para melhoria de processos, produtos e resultados de negócio.
  • Escola de Liderança: desenvolver melhores práticas em liderança e gestão de pessoas.
  • Escola de Negócios: desenvolver competências técnicas e funcionais das áreas que suportem a cadeia produtiva e de valor de negócio.
  • Escola de desenvolvimento e inovação: alavancar competências estratégicas que suportem a inovação, expansão e desenvolvimento do negócio ao longo prazo.

Foi muito interessante perceber o link de nossos estudantes com os temas abordados em sala de aula no módulo de Manutenção e Desenvolvimento de Talentos: Universidade corporativa,  gestão do conhecimento, inovação, planejamento estratégico e performance. Uma aluna perguntou como eles conseguem fazer a gestão de tudo isso e a especialista em gestão de talentos respondeu que contam com suporte de três consultorias:

  • Consultoria de Aprendizagem: responsável por conteúdos inovadores;
  • Consultoria de Tecnologia de Aprendizagem: responsável por inserir tecnologia e gamificação, que motive os colaboradores a aprender sempre.
  • Consultoria de entrega de aprendizagem: responsável por conduzir ao que denominam “excelência única”.

Bem, ao final dessa visita à Universidade Corporativa McDonald’s qual foi o insight de nossos estudantes? Perceberam que tanto as escolas como as empresas utilizam-se de muitos games e active learning (as famosas metodologias ativas), que tanto os professores do Centro Universitário Eniac falam e utilizam em suas aulas. Em outras palavras, que  também são utilizadas para o treinamentos corporativo de grandes empresas.

Quer conferir os frutos dessa visita? Venha conhecer os treinamentos da turma de RH manhã 1,  na semana de 04 a 07 de junho das 7 às 9h30.

#orgulhodesereniac

Nanci Horacio

Por: Nanci Horacio

Publicado em: 18 de maio de 2018

Categorias: Aprendizagem Ativa.