Querendo descobrir quais são as principais áreas de atuação para o engenheiro mecânico? O mercado de trabalho para engenharia oferece boas oportunidades para quem se forma na área. 

Mas o melhor de tudo é que existem várias opções de trabalho e você pode escolher aquela que tem mais a ver com o seu perfil.

Portanto, se você pretende entrar no mundo da Engenharia Mecânica, continue lendo para saber mais sobre a profissão e conhecer as principais áreas de atuação.

Acompanhe!

Engenheiro Mecânico

Você sabe o que um engenheiro mecânico faz?

O trabalho de um engenheiro mecânico pode ser mais diverso do que você imagina. 

Entre as funções mais tradicionais estão o desenvolvimento de projetos de equipamentos e máquinas para as indústrias.

Com o passar do tempo, o campo de atuação foi aumentando. Hoje o engenheiro mecânico continua trabalhando com máquinas. Porém, seus conhecimentos também passaram a ser usados em outras atividades.

Tanto que quase todas as etapas de produção nas indústrias contam com o trabalho de um profissional a área. Principalmente para verificar o funcionamento dos equipamentos, fazer testes e manutenção.

Mas saiba que dá para ir muito além disso. 

É fácil encontrar engenheiros trabalhando no mundo corporativo também por conta da capacidade de gestão. Assim, podem atuar nos setores de vendas, marketing, recursos humanos e na direção das empresas.

Conheça 5 áreas de atuação para o engenheiro mecânico

Pensando em seguir a carreira? Confira abaixo algumas opções de trabalho:

1. Indústria

A indústria é o principal campo de atuação para quem se forma na área. Isso porque todos os setores de uma fábrica precisam de um engenheiro mecânico em alguma etapa de produção.

Não pense que todos os engenheiros estão perdendo lugar para as máquinas. As carreiras de baixa especialização – que não é o caso da Engenharia Mecânica – é que sofrem mais com isso.

Mesmo que algumas atividades sejam automatizadas, quem projeta essas máquinas é o engenheiro. Ou seja, esse profissional é fundamental para as indústrias. Mas é claro que investir continuamente em qualificação faz uma baita diferença.

Assim, quem faz uma faculdade de Engenharia Mecânica tem chances de conseguir trabalho em várias indústrias. Porém, estas costumam ser as principais:

Automobilística

A indústria automobilística é onde o engenheiro mecânico mais se sente em casa. Ele tem espaço em todas as etapas de produção e também na gestão de projetos.

Fazer o projeto de um carro e acompanhar até a entrega, criar os componentes, motor, carroceria, suspensão e sistemas de refrigeração são apenas algumas das funções.

Metalúrgica

A indústria metalúrgica é outra que contrata muitos engenheiros mecânicos. Mais que trabalhar no desenvolvimento de equipamentos e ferramentas, eles costumam liderar as equipes.

Tanto que, com o tempo, conquistam cargos ainda mais altos. Sendo assim, é uma área que oferece ótimas oportunidades.

Petroquímica

Apesar de oferecer menos vagas de emprego, a indústria petroquímica é muito procurada pelos engenheiros formados.

Eles trabalham em projetos para bombear, refinar, processar e distribuir produtos gerados a partir do petróleo.

Engenheiro Mecânico

2. Gestão de projetos

Quando você pensa no trabalho de um engenheiro mecânico, o que você imagina? Muito provavelmente alguém desenhando projetos ou lidando com peças e máquinas.

Mas saiba que, se você escolher a área, não precisa ficar preso apenas aos cargos técnicos. A carreira em gestão de projetos também é uma boa opção.

Geralmente, os gestores são os profissionais que se comunicam bem e gostam de lidar com pessoas. Isso porque parte das responsabilidades é promover uma interação positiva entre os membros da equipe.

Além disso, é preciso também cuidar de prazos, avaliar os resultados e não ter medo de trabalhar sob pressão.

3. Órgãos públicos

Não são só as empresas privadas que contratam engenheiro mecânico. Você também pode seguir uma carreira em órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Áreas como saneamento básico, planejamento, defesa civil, obras do governo e fiscalização de projetos precisam contar com o apoio de um bom engenheiro.

Mas saiba que é preciso se preparar para conquistar essas vagas. Isso porque elas são preenchidas por meio de concursos públicos. Ou seja, os candidatos devem estudar bastante para passar nas provas.

4. Ensino e pesquisa

Alguns engenheiros escolhem seguir uma carreira no mundo acadêmico. Depois de terminar a graduação, continuam os estudos, trabalhando com pesquisa e ensino nas universidades.

Não pense que ser pesquisador é mais tranquilo do que trabalhar em outras áreas. Isso porque, além de ser professor e ter um projeto de pesquisa, é preciso orientar estudantes, publicar artigos, participar de eventos acadêmicos.

Por não ser uma carreira tão bem paga quanto as outras, quem escolhe trabalhar com ensino e pesquisa são os apaixonados por estudar algum tema específico da engenharia.

5. Empreendedorismo

Já pensou em ser empreendedor? Quem nunca quis ter o próprio negócio e ser o próprio chefe, não é? Se você sonha com isso, saiba que esta é uma opção para os formados em Engenharia Mecânica.

Tanto que o empreendedorismo está entre os cargos de maior sucesso na engenharia. Além da liberdade de horários, você pode apostar naquilo que você realmente acredita.

As melhores faculdades de Engenharia Mecânica oferecem disciplinas focadas em empreendedorismo e gestão. 

Além disso, a visão que os profissionais adquirem na graduação faz toda a diferença na hora de conduzir um negócio.

Qual delas tem mais a sua cara?

A vida adulta está batendo na porta e você deve estar se preocupando cada vez mais com o futuro.

Fique tranquilo, pois agora que você está por dentro das opções de trabalho para o engenheiro mecânico talvez tenha ficado mais fácil escolher uma área de atuação.

Se você quer ter uma carreira de sucesso, nunca deixe de buscar informação e investir em qualificação. O seu futuro agradece desde já!

Que tal descobrir como ser o melhor profissional do mercado? Faça o download do e-book e confira o passo a passo para chegar ao topo!