Chegou o grande momento de optar por uma profissão e decidir qual caminho seguir. Mas entre tantas opções, como saber qual é a melhor? Fique calmo, pois é normal se sentir em dúvida ou até inseguro. Nessa hora, algumas dicas podem tornar tudo mais simples e permitir com que você faça a escolha certa do seu curso de graduação.

Com a devida orientação, te ajudaremos entender quais fatores priorizar e o que realmente deve impactar a sua decisão. A matrícula, então, será recheada de expectativa e com os olhos em uma trajetória profissional de sucesso.

Quer descobrir como fazer tudo isso? Então siga com a gente e descubra 5 dicas para escolher o curso certo de graduação!

1. Considere o que você gosta de fazer

Sua carreira não pode ter um peso de obrigação em sua vida — pelo contrário! Você será um profissional melhor se usar suas aptidões e interesses para criar algo de valor para o mercado. Inclusive, é exatamente isso que vai fazer com que se destaque e chegue ao sucesso.

Para começar, levante todos os assuntos sobre os quais tem interesse. Faça uma lista para facilitar. Gosta de números? Prefere estudos sociais? Biologia é uma das suas matérias favoritas? Inclua, também, tecnologia, cuidado com pessoas, plantas industriais e assim por diante.

Pense em alguém que gosta bastante de escrever. Na hora de fazer uma graduação, essa pessoa pode dar muito certo em uma licenciatura em Letras, Marketing ou até mesmo em Direito. Já quem sempre gostou de cuidar das pessoas tem tudo a ver com Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem ou Medicina.

Percebe como todas essas habilidades e preferências direcionam para uma carreira?

Avalie, ainda, o que acrescenta motivação à sua vida. Imagine-se no mercado de trabalho e considere o que vai trazer satisfação na atuação. Desse jeito fica mais fácil fazer sua decisão.

escolher o curso certo de graduação

2. Não decida apenas pensando em retorno financeiro

Outro ponto importante para escolher o curso certo de graduação é não focar demais no dinheiro. É claro que o retorno é relevante, mas esse não deve ser o aspecto decisivo para se matricular em um curso ou em outro.

O motivo é simples: quem faz o que gosta e se dedica de verdade tem a chance de se tornar um especialista. É exatamente esse nível de entrega que leva a ganhos melhores e a um patamar diferente de sucesso.

Ao mesmo tempo, você não deve deixar de lado essa questão. Veja qual é a média salarial, entenda quais são as possibilidades de crescimento e confira se isso é compatível com as suas expectativas.

A dica é escolher algo que tenha a ver com seus interesses, mas que seja atraente o bastante para que tenha bons resultados. Se a área escolhida parecer muito cheia, por exemplo, que tal pensar em atuações específicas e mais rentáveis?

3. Faça um mapeamento de perfil

Entender quem você é de verdade é fundamental para decidir o que fazer da vida. Até aqui, te ajudamos a conhecer seus interesses e principais motivadores. Agora é hora de considerar as suas habilidades.

Para mapear o seu perfil, é preciso compreender quais são as suas melhores competências e aptidões. Você fala bem? Tem raciocínio rápido? Tem memória fotográfica? Todas essas habilidades serão úteis para algumas carreiras e conseguem dizer bastante sobre sua personalidade profissional.

Outras capacidades também devem ser avaliadas, como facilidade em cálculos, em escrita ou em análises. Cada profissional exige uma abordagem específica e você deve conhecer qual é o seu “superpoder”.

Um truque excelente consiste em separar o perfil profissional de carreiras que despertam o seu interesse. Veja quais são as competências exigidas e descubra em qual delas o seu perfil se encaixa mais. É exatamente isso que ajuda a tornar a adaptação melhor e que leva a experiência para um nível muito positivo.

4. Estude muito bem sobre o curso que deseja

Imagine entrar em uma sala desconhecida, de olhos vendados e sem ter ideia do que há dentro. Parece meio louco, não é? Pois é quase isso que acontece com quem entra em um curso superior sem saber o que esperar.

Ao não se preparar para os desafios e, principalmente, para as oportunidades da graduação, você não consegue aproveitá-la como deveria. Portanto, não deixe de analisar, primeiramente, o que será estudado.

Conheça a matriz curricular e veja quais serão os temas abordados, o enfoque dado e assim por diante. Isso permite que saiba o que o aguarda em cada semestre.

Também é importante compreender quais são as possibilidades da área e como acontece a atuação. Se pretende cursar Enfermagem, Engenharia ou Direito, apenas para citar alguns, é fundamental conhecer tudo sobre os cursos. Isso permite entender as disciplinas, as atividades obrigatórias e quais são as possibilidades de atuação.

[ENIAC]_CTA_2_-_Guia_definitivo-_As_5_melhores_engenharias

5. Não escolha qualquer faculdade

No processo de decidir o que estudar, você não deve se esquecer da relevância que tem a instituição de ensino. O mesmo curso em duas faculdades pode ser completamente diferente — e isso causa impactos em seu currículo.

Principalmente, escolher a faculdade correta tem a ver com a sua chance de sucesso no curso. Uma graduação bem estruturada e que favorece a integração entre os alunos e a profissão permite um envolvimento desde os primeiros dias de aula.

Nessa decisão, vale considerar alguns aspectos muito importantes. Comece pela infraestrutura da instituição e veja se ela é preparada para oferecer uma boa experiência. Contar com laboratórios e áreas de aprendizado faz a diferença quando estiver entre uma prova e outra.

Além disso, fique de olho na grade curricular. Confira se ela está atualizada e se ela cobre tudo o que é necessário — especialmente, para a sua área de interesse. Para que o aprendizado seja de qualidade, aproveite para ver se os professores são qualificados para cada disciplina. Ter bons mestres, afinal, é uma parte importante da jornada de sucesso.

Com uma boa avaliação, você não apenas encontrará a profissão correta, como saberá o melhor local para se qualificar. Portanto, não abra mão de fazer essa análise bem detalhada.

Saber escolher o curso certo de graduação faz toda a diferença para quem deseja ter sucesso na profissão. Com essas dicas, vai ser mais fácil tomar essa decisão tão importante para o seu futuro!

Quer receber outros conteúdos, novidades e informações sobre o seu curso de interesse? Inscreva-se em nossa newsletter e não perca nada!