Cursar algum tipo de engenharia é receita certa para construir uma carreira sólida. Antes de decidir qual opção entre estas das Ciências Exatas você vai cursar, é importante entender um pouco mais sobre quais são os cargos de sucesso na engenharia.

E para acrescentar ainda mais relevância na hora da sua escolha, iremos te contar agora quais são estes cargos de sucesso na engenharia. Confira a lista que preparamos para que você entenda melhor este mercado:

1. Engenharia de Vendas Técnicas

Um dos cargos de sucesso em Engenharia é o de engenheiro de vendas técnicas. Este profissional tem a função de vender itens complexos e específicos de um setor. Assim, o profissional que desempenha essa função é formado em engenharia e é capaz de compreender em detalhes as necessidades do cliente e como seu produto pode agregar valor.

[ENIAC]_CTA_2_-_Guia_definitivo-_As_5_melhores_engenharias

O salário desse engenheiro é fixo, porque envolve um processo de vendas que costuma ser longo. Porém, como em outros cargos de vendas, é comum que hajam comissões. O valor pago a engenheiros de vendas técnicas vai de R$ 6.800 a R$ 18 mil.

2. Gerente de Obras

O gerente de obras é um profissional muito requisitado na execução de qualquer projeto, pois deve estar presente em quase todas as fases do empreendimento. Suas funções incluem liderar o planejamento e execução do canteiro de obras. Orientar equipes, analisar recursos e ajustar ao orçamento, cumprindo contratos e prazos. E, ainda garantir que as normas de segurança sejam seguidas e que o resultado final seja de qualidade.

3. Gerente de Logística

Muitas empresas passaram a apostar no engenheiro para exercer a função de gerente de logística. Neste trabalho, ele é o profissional que participa da obra desde o projeto, otimizando a entrega, armazenamento, transporte de recursos (e pessoas) e distribuição dos recursos necessários para a execução.

Teoricamente, este cargo pode ser de um engenheiro civil com especialização em logística, e é compulsório que a pessoa responsável tenha conhecimento detalhado dos processos e da realidade em um canteiro de obras.

4. Engenheiro de projetos no setor energético

Se por um lado o Brasil é reconhecido como país que tem a matriz energética menos poluente do mundo pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por outro, o país ainda tem muito a evoluir na gestão de eficiência energética.

cargos-de-sucesso-na-engenharia

É aí que entra o engenheiro de projetos no setor energético. Nesta função, o engenheiro desenvolve soluções para as mais diversas fontes de energia elétrica, soluciona problemas de transmissão, projeta opções mais econômicas e eficientes de acordo com a necessidade energéticas das empresas.

5. Empreendedorismo

Ser o próprio chefe sempre é uma opção para quem passa por um curso de Engenharia, independente da especialidade. Empreender oferece a oportunidade de criar uma empresa com os valores que o dono acredita, ter os próprios horários, escolher empresas e clientes que mais se adequem ao mindset do empreendedor e determinar fases de crescimento do negócio.

Gostou de ficar por dentro de quais são os cargos de sucesso na Engenharia? Para receber mais notícias sobre Engenharia e Ciências Exatas basta se inscrever na nossa newsletter! Deixe seu e-mail aqui!